AIP - 181 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | http://www.aip.pt
COSEC APP - o seu negócio sempre à mão
ATUALIDADE
AIP PROMOVE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME COM APOIO DE GRUPOS ECONÓMICOS

AIP PROMOVE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME COM APOIO DE GRUPOS ECONÓMICOS

Promover o crescimento e internacionalização das PME através da interacção com grupos económicos já fortemente internacionalizados é o objectivo do projecto “PME Connect” que a AIP vai desenvolver. Para o efeito, as PME irão beneficiar de mentoria, criação de consórcios e integração nas cadeias de valor, através de processos colaborativos, bem como da resposta às necessidades de procura de cinco grupos fortemente internacionalizados, nos sectores da construção (Mota-Engil), retalho (Sonae), energia (EDP), turismo (Pestana) e defesa (Tekever). Integre o projecto: faça a pré-inscrição preenchendo este questionário. Mais informações em financiamento@aip.pt ou 213 601 055. 

ESTUDE AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO INTERNACIONAIS DA SEMANA

ESTUDE AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO INTERNACIONAIS DA SEMANA

Rocha Ónix Veludo, painéis de vários tipos de aglomerados demadeira, farinha de aveia e papel de parede, são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Dinamarca, Reino Unido, Suécia, Polónia, Itália e Chipre. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

NOVA EDIÇÃO DA FORMAÇÃO “FINANÇAS PARA QUADROS NÃO FINANCEIROS” NA AIP

NOVA EDIÇÃO DA FORMAÇÃO “FINANÇAS PARA QUADROS NÃO FINANCEIROS” NA AIP

Destinada a empresários, administradores e directores de empresas, directores financeiros, gerentes, gestores e todos os colaboradores que exerçam funções nas áreas comercial, marketing, estratégia, planeamento, recursos humanos, produção, sistemas de informação, jurídica, entre outras, a AIP vai realizar a acção de formação “Finanças Para Quadros Não Financeiros”, nos próximos dias 20 e 21 de Junho. A formação realizar-se-á nas instalações da sede da Associação, na Praça das Indústrias, em Lisboa. Consulte o programa. Inscreva-se  aqui.

5 DE JUNHO NA AIP: REVISÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

5 DE JUNHO NA AIP: REVISÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

Novas regras procedimentais, procedimentos e tramitação, critério de adjudicação, pós-adjudicação e execução do contrato são os principais temas da formação que a AIP vai realizar, dia 5 de Junho, sobre as alterações introduzidas pela recente Revisão do Código dos Contratos Públicos, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 111-B/2017 e pelas Diretivas Europeias de Contratação Pública (em particular a Diretiva 2014/24/EU). Consulte o programa. Proceda à inscrição. A acção destina-se a todos os profissionais dos setores público e privado com funções no âmbito da Contratação Pública.

PME DEFINEM MERCADOS PREFERENCIAIS E PRIVILEGIAM MISSÕES INVERSAS

PME DEFINEM MERCADOS PREFERENCIAIS E PRIVILEGIAM MISSÕES INVERSAS

A AIP obteve como mercados preferenciais para internacionalização os seguintes países: Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Canadá, China, França, Reino Unido, Espanha, Rússia, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Finlândia, Japão e Marrocos. A escolha resultou das respostas a um inquérito que teve por objectivo fazer um levantamento sobre os mercados prioritários para as PME. Em termos de iniciativas de apoio à exportação, as empresas inquiridas apontaram como preferencial a organização pela AIP de missões inversas, ou seja, a vinda de importadores estrangeiros a Portugal e, em segundo lugar, a participação em missões empresariais aos mercados já referidos.

ASSOCIADOS
SOFAMÓVEL INOVA NO MOBILIÁRIO EM MELAMINA PARA SECTORES DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
 

SOFAMÓVEL INOVA NO MOBILIÁRIO EM MELAMINA PARA SECTORES DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Os 56 anos de experiência na produção de mobiliário levaram a Sofamóvel-Sociedade de Fabricação de Móveis e Madeira, Lda., com unidade fabril na Zona Industrial de Alva, em Pataias, a mercados como Espanha, França, Rússia, Argélia, Cabo Verde, Congo, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, que representam mais de 85% do seu volume de negócios. Em 2002, começou por exportar para França. Mais tarde, em 2015, desenvolveu o seu processo de internacionalização e investiu no reforço da competitividade, qualificação e inovação produtiva.

SINDOCAL INVESTE NO SEGMENTO MILITAR COM TECNOLOGIA INOVADORAS

SINDOCAL INVESTE NO SEGMENTO MILITAR COM TECNOLOGIA INOVADORA

Criada em 1977, a Sindocal, com unidade fabril na Benedita, tem “palmilhado” o exigente segmento militar, recorrendo a tecnologia inovadora para produção de calçado com montagem plana (sistema colado), facto que lhe permite competir em várias gamas nos mercados internacionais. Emprega cerca de uma centena de trabalhadores e exporta para mais de 20 países. Tem desenvolvido produtos inovadores que os mercados do nicho do calçado militar e do sapato civil clássico procuram. Conforto, segurança, resistência e durabilidade caracterizam os sapatos e botas fabricados pela Sindocal com o sistema “Goodyear' ou injecção.

NUCASE: 40 ANOS, 200 COLABORADORES, APOIO A 1600 CLIENTES EMPRESARIAIS COM SETE ESCRITÓRIOS

NUCASE: 40 ANOS, 200 COLABORADORES, APOIO A 1600 CLIENTES EMPRESARIAIS COM SETE ESCRITÓRIOS

Iniciou a sua actividade há 40 anos numa garagem, mas hoje a Nucase é uma das três principais empresas de contabilidade do país, contando com cerca de 200 colaboradores e mais de 1600 clientes empresariais. Especializou-se no apoio à gestão de empresas (contabilidade, gestão administrativa de salários, entre outros) e os seus escritórios de Carcavelos (sede), Estoril, Cascais, Parede, Sintra, Lisboa e Angola prestam serviços diversos a companhias e entidades com várias dimensões e de diferentes sectores.

DST CONSTÓI NOVA FÁBRICA DA URMI EM SINTRA

DST CONSTÓI NOVA FÁBRICA DA URMI EM SINTRA

A construtora bracarense dst ganhou o contrato para a empreitada de ampliação e construção da nova unidade industrial da empresa URMI – Unidade de Reparações de Máquinas Industriais S.A, por um montante de cerca de dois milhões de euros. Localizada no Parque Industrial da Beijoca, Algueirão, no concelho de Sintra, consiste na ampliação da actual infra-estrutura e na construção de um novo edifício industrial, composto por duas unidades autónomas.

FISCALIDADE
A NOVA TAXA UBER

A NOVA "TAXA UBER"

Foi aprovado no passado dia 14 de Março de 2018, em sede de votação na especialidade, o Projecto de Lei n.º 529/XIII/2, da iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD e que visa estabelecer o regime jurídico da actividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma electrónica (“TIRPE”). Pode ler aqui a análise da RFF.

Promotores e hospedeiras