Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) |  geral@aip.pt |  http://www.aip.pt

ATUALIDADE

cid:image018.jpg@01D34F20.B5FD4AE0

INVESTIMENTO E EXPORTAÇÕES VÃO CRESCER DIZEM 700 EMPRESAS EM RESPOSTA AO INQUÉRITO À ATIVIDADE EMPRESARIAL DA AIP

Cerca de 53% das empresas tenciona realizar investimentos em 2017. E cerca de 78% das exportadoras preveem que em 2017 o valor das suas exportações seja superior ao do ano anterior (81% das empresas da “indústria”; 72% nas da “construção, comércio e serviços”). As principais fontes de financiamento do investimento apontadas foram o “autofinanciamento” (79%), o “crédito bancário” (44%) e o “leasing” (19%). Estas são algumas das conclusões do Inquérito à Atividade Empresarial que a AIP realiza todos os anos, desde 1995, e que este ano contou com as respostas de 738 empresas de todo o país.

Saiba mais

cid:image017.jpg@01D34F21.8DD13710

AIP LEVA EMPRESÁRIOS À GUINÉ-BISSAU PARA PROMOVER EXPORTAÇÕES E IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO E PARCERIAS

A AIP está a organizar uma missão empresarial multissectorial à Guiné-Bissau, de 16 a 23 novembro, numa parceria com a CE-CPLP e o Instituto de Formação CPLP-Guiné-Bissau.Para além da agenda personalizada de reuniões bilaterais com empresas locais e entidades institucionais de apoio às empresas, os empresários portugueses terão a oportunidade de expor os seus produtos na Mostra que, decorrendo em simultâneo com a Conferência Internacional “Parcerias para o Investimento na Guiné-Bissau”, constituirá espaço privilegiado para contactos e networking entre todos os participantes. As empresas portuguesas consideradas elegíveis, poderão participar nesta iniciativa com um incentivo até 50% de cofinanciamento. Consulte o Programa, Condições de Participação e inscreva-se.

Saiba mais

SACOS TEJO EXPORTA PARA BÉLGICA COM APOIO DA AIP NO PROJETO EEN

Uma parceria com uma empresa belga, e que se tem traduzido no aumento das exportações, foi o resultado da participação na rede da Enterprise Europe Network (EEN), que a AIP integra, por parte da empresa Sacos Tejo. “Esperamos que este projeto nos traga mais mercado além- fronteiras”, ambiciona Bento Avoila, responsável da empresa sediada no Barreiro.

Saiba mais

cid:image022.jpg@01D34F26.5A622790

EMPRESAS DE MAIS DE 30 MERCADOS VÊM A LISBOA COMPRAR PRODUTOS E SERVIÇOS

Japão, Emirados Árabes Unidos, Moçambique, Espanha, Turquia, Geórgia, Cabo Verde, Brasil e Timor-Leste já confirmaram presença no dia 14 de dezembro, em Lisboa, no III Encontro Internacional de Negócios. Venha promover os seus produtos e a sua empresa e participar nas atividades agendadas: exposição de produtos nacionais; reuniões b2b; encontros com instituições; networking internacional; palco interativo para apresentação de empresas; degustação de produtos portugueses e zona institucional. Consulte as Condições de Participação e inscreva a sua empresa.

Saiba mais

cid:image012.jpg@01D34F30.879156F0

REGISTO CENTRAL DO BENEFICIÁRIO EFETIVO ENTRA EM VIGOR A 20 DE NOVEMBRO

Vai entrar em vigor no dia 20 de novembro de 2017 a Lei n.º 89/2017, de 21 de agosto, que, entre outras medidas, aprovou o Regime Jurídico do Registo Central do Beneficiário Efetivo – RCBE, previsto no artigo 34.º da Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto (Novas medidas de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo), e que transpõe o capítulo III da Diretiva (UE) 2015/849, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de maio de 2015. Esta lei tem ainda de ser regulamentada através de portaria a emitir pelo Governo.

Saiba mais

cid:image020.jpg@01D34F31.5C061290

INFORME-SE SOBRE AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO INTERNACIONAIS QUE A AIP DIVULGA

Equipamentos marítimos, design de arquitectura 3D, peças sobressalentes para automóveis, veículos pesados e equipamentos de perfuração, são algumas das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Holanda encabeçam a origem das mesmas. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN-Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

Saiba mais

cid:image013.jpg@01D34F31.D6AEFB60

AIP CONVIDA PME A CONHECER O MERCADO ALEMÃO NO ÂMBITO DA PLATAFORMA "INICIATIVA LISBOA-DUSSELDORF"

"Ter um bom produto ou serviço ou ser uma startup é essencial” para vencer no mercado da região da Renânia Norte-Vestefália, na Alemanha, concluem os especialistas que intervieram no “Encontro Lisboa-Dusseldorf: Cidades Inteligentes/Perspetivas dinâmicas para a Internacionalização", que a AIP realizou no dia 16 de outubro, na sua sede, em Lisboa. Esta iniciativa foi o ponto de partida para uma missão empresarial a Dusseldorf, a organizar pela AIP, em 2018.

Saiba mais

AIP DOA MATERIAL ELÉTRICO E ELETRÓNICO À ENTRAJUDA

De forma a promover o seu reaproveitamento ou reciclagem, a AIP doou material elétrico e eletrónico ao Banco de Equipamentos da ENTRAJUDA. O facto foi alvo de reconhecimento por parte de Isabel Jonet, presidente daquela instituição: “Agradecemos muito a doação de material elétrico e eletrónico, efetuada pela AIP - Associação Industrial Portuguesa ao Banco de Equipamentos da ENTRAJUDA. A ENTRAJUDA presta apoio às Instituições de Solidariedade Social com gestão, organização e equipamentos, para que estas possam ser mais eficazes e mais eficientes na ajuda a quem mais precisa. Nesse âmbito, opera o Banco de Equipamentos que recolhe equipamentos elétricos, eletrónicos e informáticos, novos ou usados, junto de empresas,  entidades e particulares, assim prolongando a sua vida útil.

Saiba mais

ASSOCIADOS

DRT MOLDES É UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR EM PORTUGAL

A DRT Moldes foi distinguida pela revista Exame, em parceria com a AESE Business School e a consultora Everis, como uma das “100 melhores empresas para trabalhar em Portugal”. Divulgado no passado dia 23, o ranking dos empregadores que mais se destacam no país, de acordo com as avaliações dos seus próprios trabalhadores, consiste numa análise multidimensional que conjuga aferição do índice global de satisfação do colaborador com o grau de atuação responsável da empresa perante a sociedade.

Saiba mais

cid:image026.jpg@01D34F33.1816A520

QUIDGEST DESENVOLVE SOLUÇÃO PARA A INSPEÇÃO DE SAÚDE

O departamento de Sistemas de Gestão Documental e Processos de Negócio da Quidgest, empresa tecnológica multinacional de origem portuguesa, desenvolveu para a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) um portal de Gestão de Processos de Inspeção integrado com as soluções de Gestão Documental e Balanced Scorecard (BSC), baseado nas mais recentes tecnologias web. Entretanto, iniciaram funções na Quidgest os novos Trainees selecionados entre cerca de 700 candidatos. Esta é mais uma onda de juventude e talento, com ideias frescas e uma nova dinâmica, numa empresa que se prepara para comemorar o seu 30º aniversário.

Saiba mais

cid:image028.jpg@01D34F34.5AE86630

BLUEPHARMA PARTICIPOU NO MAIOR EVENTO DO SECTOR FARMACÊUTICO A NÍVEL MUNDIAL

A Bluepharma participou, pelo 16º ano consecutivo, naquele que é considerado o maior evento do sector farmacêutico a nível mundial: a CPhI Worldwide, que este ano decorreu em Frankfurt, na Alemanha, entre os dias 24 e 26 de outubro, e contou com a presença de cerca de 42 mil profissionais do sector, e 2500 expositores de mais de 150 países de todo o mundo.

Saiba mais

cid:image029.jpg@01D34F34.B803D930

CUATRECASAS ABRE ESCRITÓRIO EM PEQUIM DUPLICANDO APOSTA NA ECONOMIA CHINESA

A Cuatrecasas, sociedade de advogados líder em Portugal e Espanha, concluiu mais uma etapa na sua expansão internacional, com a abertura de um novo escritório em Pequim. O reforço da aposta na China deve-se à estabilização da economia chinesa, a par da sua crescente vocação como investidor no sul da Europa. A presença na capital chinesa vem duplicar a aposta da empresa ibérica na China, onde está instalada, desde 2007, com um escritório em Xangai.

Saiba mais

cid:image030.jpg@01D34F35.4465F570

VDA ELEITA MELHOR SOCIEDADE DE ADVOGADOS DA EUROPA CONTINENTAL PELO FINANCIAL TIMES

Escritório fundado por Vasco Vieira de Almeida e liderado por João Vieira de Almeida ganhou prémio de “Firma mais inovadora da Europa Continental”. O jornal internacional Financial Times, com sede em Londres, reconhece a Vieira de Almeida & Associados (VdA), pela terceira vez (tinha já sido eleita em 2013 e em 2016),  como “Firma Mais Inovadora da Europa Continental”, circunstância inédita na história destes prestigiados prémios do sector.

Saiba mais

FISCALIDADE

cid:image016.jpg@01D33865.39905910 

O.E. 2018: PROPOSTAS FISCAIS

Foi entregue na Assembleia da República, no passado dia 13 de outubro, a Proposta do Governo de Lei do Orçamento do Estado (O.E.) para 2018 - Proposta de Lei nº100/XIII. A votação final global da iniciativa será realizada em reunião plenária agendada para dia 27 de novembro, à qual se seguirá a redação final antes do envio para promulgação pelo Presidente da República. A Sociedade de Advogados Rogério M. Fernandes Ferreira & Associados enumera as Propostas Fiscais do O.E. 2018, na última Newsletter, de 23 de outubro. Veja aqui o documento.

CONJUNTURA ECOMÓNICA

 

SENTIMENTO ECOMÓNICO

Em setembro, o indicador de sentimento económico registou um acréscimo de 1,1 pontos na União Europeia (UE) e na Área Euro (AE). O acréscimo foi mais significativo na Holanda (+1,9) e na Itália (+1,8), seguindo-se a Espanha (+0,6), a Alemanha (+0,5) e a França (+0,4). A avaliação efetuada para a AE resultou de um acréscimo de confiança das empresas da “indústria”, do “comércio a retalho” e da “construção”. Em Portugal, o indicador de sentimento económico registou um acréscimo de +2,2 pontos, em resultado da avaliação mais favorável efetuada pelas empresas de todos os sectores de atividade que compõem o indicador.

Saiba mais

cid:image015.png@01D3390B.7A663B20