Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) |  geral@aip.pt |  http://www.aip.pt

ATUALIDADE

BLUEPHARMA RECEBE DIREÇÃO DA AIP, SECRETÁRIO DA ESTADO DA INTERNACIONALIZAÇÃO E 50 EMPRESÁRIOS

Inaugura nova unidade industrial em 2019, também em Coimbra, anunciou Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma, aquando da visita que recebeu, dia 24 de maio, do Secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Oliveira, e de uma comitiva de meia centena de empresários, liderada pelo presidente da AIP, José Eduardo Carvalho.

Saiba mais

ESPREITE AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO INTERNACIONAIS DA SEMANA

Energias renováveis, frutos secos e suplementos alimentares,cosméticos, roupa de cama, são alguns dos produtos e serviços procurados por empresas estrangeiras nas oportunidades de negócio que a AIP esta semana divulga. Suécia, Reino Unido, Finlândia, e Coreia do Sul, lideram estes pedidos de parceria. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN-Portugal@aip.pt.

Saiba mais

COLÔMBIA E BRASIL: AIP LANÇA QUESTIONÁRIO SOBRE MISSÕES DE ACORDO COM NECESSIDADES DAS PME

Para melhor responder aos interesses de internacionalização das PME, a AIP solicita o contributo das empresas através da resposta a um breve questionário para afinar a organização de missões empresariais à Colômbia e ao Brasil.

Saiba mais

AIP E IAPMEI PROMOVEM SESSÃO INFORMATIVA SOBRE OS REQUISITOS TÉCNICOS DO NOVO SISTEMA DE INDÚSTRIA RESPONSÁVEL

A AIP, em parceria com o IAPMEI, vai realizar uma sessão informativa sobre os requisitos técnicos do novo Sistema de Indústria Responsável (SIR). A realizar na sede da Associação, em Lisboa, no dia 1 de Junho, às 14h00, o encontro tem por objetivo capacitar e apoiar as empresas e os seus quadros técnicos a melhor compreenderem os principais requisitos e obrigações legais aplicáveis aos seus estabelecimentos e atividades, no contexto do novo SIR. Consulte o programa. Inscreva-se aqui

Saiba mais

INVESTIR E CRIAR EMPREGO NO PAÍS É OBJETIVO REVELADO NO “ENCONTRO EMPRESARIAL PORTUGAL-TURQUIA” DA AIP

As empresas e os grupos industriais turcos que estiveram reunidas com as PME portuguesas durante o “Encontro Empresarial Portugal-Turquia” realizado pela AIP, dia 19 de Maio, na sua sede, em Lisboa, querem repetir a iniciativa para fomentar as oportunidades de negócio entretanto divulgadas.

Saiba mais

AIP REALIZA AÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE O “NOVO REGULAMENTO DA PROTEÇÃO DE DADOS”

A AIP irá realizar, no próximo dia 7 de junho, a ação de formação “Novo Regulamento da Proteção de Dados”. Esta nova regulamentação introduz alterações importantes sobre a proteção dos dados pessoais e implicará inúmeros desafios tanto aos cidadãos, como às empresas e outras organizações privadas e públicas. Venha conhecer atempadamente os aspetos mais relevantes, bem como saber o que tem que fazer. Consulte aqui o programa. Inscreva-se aqui.

Saiba mais

AIP E ICU REALIZAM FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM COACHING EXECUTIVO

Estão ainda abertas as últimas inscrições para a 3ª edição de 2017 da ação de formação StartUp Coaching, a realizar nos próximos dias 13 e 14 de julho. Com a duração de 16 horas, o StartUp Coaching, oferece a todos os interessados na temática do coaching uma experiência formativa, dinâmica e transformadora onde os participantes podem desenvolver competências de liderança, acelerar processos de mudança e explorar os seus recursos e skills pessoais de uma forma prática e materializada num plano de ação final. Consulte o Programa para a formação e inscreva-se aqui.

Saiba mais

COMISSÃO EUROPEIA LANÇA CAMPANHA DE INFORMAÇÃO PARA DESTACAR A IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS EUROPEUS

Enquanto parceiro da Enterprise Europe Network, a AIP participa na divulgação de assuntos europeus relevantes para as PME. É nessa qualidade que divulgamos a campanha #investEU que arrancou o mês passado e terá a duração de um ano. Tem três grandes objetivos: chamar a atenção da opinião pública para os investimentos europeus, divulgar o papel da UE no desenvolvimento económico e social e, por último, aumentar a confiança na própria Comissão Europeia. Mais informação e casos de sucesso: http://europa.eu/investeu/.

Saiba mais

ASSOCIADOS

INFORMA D&B PUBLICA ESTUDO “EXPORTADORAS EM PORTUGAL 2009/15 – RETRATO DO TECIDO EMPRESARIAL”

Da responsabilidade da Informa D&B, disponibilizamos o estudo “Exportadoras em Portugal 2009/15 – retrato do tecido empresarial”. A economia portuguesa reforçou a sua vocação exportadora. Há cada vez mais empresas a exportar e estas vendas ao exterior assumem uma relevância crescente no seu volume de negócios. As exportações têm permitido às empresas nacionais crescer e reduzir o seu risco apesar de um menor desempenho no mercado interno, alavancando este crescimento no aumento e na diversificação da carteira de clientes. A existência de mais apoios e a massificação das vendas eletrónicas ajudaram as empresas portuguesas a avançar para o mercado externo com mais confiança. Estes fatores contribuíram para que hoje já não sejam apenas as empresas grandes e maduras que exportam. Cada vez há mais PME e startups entre as exportadoras.

Saiba mais

EFACEC GANHA CONTRATO DE 10,5 ME PARA CONSTRUÇÃO DE 3 SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS NO RUANDA

A Efacec ganhou um contrato no Ruanda, no valor de 10,5 milhões de euros, para a realização do projecto de engenharia, fornecimento, supervisão e comissionamento de três novas subestações de 200KV, que são essenciais para distribuir eletricidade até às zonas rurais deste país.

Saiba mais

RVE.SOL PRODUZ ENERGIA SOLAR E PURIFICA ÁGUA NO QUÉNIA

A RVE.SOL, empresa com sede em Leiria, vai expandir a sua tecnologia de produção de energia solar e purificação de água no Quénia, melhorando assim a vida das comunidades rurais africanas.

Saiba mais

LUSIAVES REDUZ EM 50% CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NA UNIDADE DA MARINHA DAS ONDAS

O grupo Lusiaves, líder do sector avícola nacional e exportador para 21 países, reduziu em 50 por cento os consumos de energia elétrica associada à iluminação de algumas das áreas da sua Unidade na Marinha das Ondas (UMO).

Saiba mais

MANULENA ABRE LOJA DE VELAS EM FÁTIMA COM OFICINA-WORKSHOP

Manulena abre loja de velas em FáA fábrica de velas e artigos decorativos Manulena abriu, na Cova da Iria/Fátima, a sua primeira loja, e terá a curto prazo uma oficina-workshop, a Manulena Candle Shop, onde o cliente pode criar a sua vela-recordação.

Saiba mais

FISCALIDADE

fiscalidade.png

OS BENEFÍCIOS FISCAIS EM VIGOR NO ANO DE 2017

Foi divulgada, no dia 4 de maio de 2017, a Circular n.º 5/2017 da Direção Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA), a qual, no seguimento do Despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, de 31 de março de 2017, veio esclarecer quais os benefícios fiscais que se mantêm em vigor no ano de 2017, atento o disposto, sobre este assunto, na Lei do Orçamento de Estado (LEO) para 2017. A Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados enumera as normas que consagram benefícios fiscais. Consulte aqui.

Saiba mais

CONJUNTURA ECONÓMICA

COMÉRCIO INTERNACIONAL

No período de janeiro a março, as exportações de bens foram de cerca de 14,0 mil milhões de euros, mais 17,1% do que em igual período de 2016. As exportações de bens com destino a países da União Europeia terão crescido +12,4% e as com destino a países extra-UE +33,2%. O valor das exportações de serviços, no período janeiro a março, foi de 5,7 mil milhões de euros, mais 11,0% do que em igual período de 2016, com destaque para as viagens e tursimo, que cresceram 12,5%.

Saiba mais