Newsletter AIP Junho 2017

Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | http://www.aip.pt

ATUALIDADE

cid:image006.jpg@01D2F0F6.D746FB20

MINISTROS DA JUSTIÇA E DA ECONOMIA NA AIP PARA DIVULGAÇÃO DE APOIOS ÀS EMPRESAS DO “PROGRAMA CAPITALIZAR”

As medidas e apoios disponíveis às empresas no âmbito do “Programa Capitalizar” vão ser apresentadas numa sessão organizada pela AIP, no dia 10 de julho, às 10h, no auditório II do Centro de Congressos de Lisboa.Inscreva-se aqui ou pelo telefone 213 601 089, até 7 de julho. Consulte o programa. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, intervém na abertura desta sessão, e o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, encerra os trabalhos. José Eduardo Carvalho e José António Barros, presidentes da AIP, e da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, também serão oradores.

cid:image019.png@01D2F0F8.28AC6CB0

PESQUISE AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO INTERNACIONAIS DA SEMANA

Dispositivos mecânicos de elevação (reboque, chassi, etc),unidades elétricas ou soluções eletromagnéticas, peças sobressalentes para camiões, lubrificantes, aditivos e óleos, correias transportadoras de borracha com bordas de aço, e toalhas e têxteis de algodão orgânico, são alguns dos produtos procurados por empresas estrangeiras nas oportunidades de negócio que a AIP esta semana divulga. Reino Unido, França e Dinamarca e Hungria lideram estes pedidos de parceria. Da Argélia, surgem as seguintes ofertas. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN-Portugal@aip.pt.

cid:image008.png@01D2F0F9.109A5B40

AIP REALIZA MISSÃO EMPRESARIAL À COLÔMBIA

Identificar potenciais clientes, realizar reuniões bilaterais, previamente organizadas de acordo com a agenda dos envolvidos, facilitar parcerias de negócio, e promover encontros institucionais de valor acrescentado para as empresas participantes são os objetivos da missão empresarial que a AIP está a organizar a Bogotá e Medellín, na Colômbia, de 22 a 28 de outubro. Conheça o programa. Consulte as condições de participação. Inscreva-se aqui.

Saiba mais

cid:image007.png@01D2F0F9.BDF63D40

AIP PRESTA INFORMAÇÃO A PME SOBRE OS PRINCIPAIS REQUISITOS E OBRIGAÇÕES LEGAIS NO CONTEXTO DO NOVO SIR

No âmbito da sua atividade de apoio às PME, a AIP realizou, dia 1 de junho, em Lisboa, uma sessão informativa sobre os requisitos técnicos do novo Sistema de Indústria Responsável (SIR). O encontro teve por objetivo apoiar e capacitar as empresas e os seus quadros técnicos para melhor compreenderem os principais requisitos e obrigações legais aplicáveis aos seus estabelecimentos e atividades, no contexto do novo Sistema da Indústria Responsável.

Saiba mais

cid:image011.png@01D2F0FA.7E5D9C40

AIP REALIZA AÇÃO DE FORMAÇÃO “ESTRATÉGIA COMERCIAL NOS MERCADOS INTERNACIONAIS” NOS DIAS 6 E 7 DE JULHO

Destinada a empresários, gestores de topo, diretores comerciais e profissionais das áreas de marketing e gestores de produto de todos os setores de atividade vocacionados para a exportação e internacionalização, a AIP vai realizar nos próximos dias 6 e 7 de julho, a ação de formação “Estratégia Comercial nos Mercados Internacionais”.A formação realizar-se-à nas instalações da sede da Associação, na Praça das Indústrias, em Lisboa. Consulte o programa. Inscreva-se aqui.

Saiba mais

cid:image018.png@01D2F0FC.DD40EC10

COACHING: ALIAR O TALENTO AO POTENCIAL HUMANO

A AIP realiza, nos próximos dias 13 e 14 de julho, a 3ª edição de 2017 da ação de formação StartUp Coaching. Com a duração de 16 horas os participantes desenvolvem competências de liderança, aceleram processos de mudança e exploram os seus recursos e skills pessoais de uma forma prática e materializada num plano de ação final. Consulte o programa para a formação a realizar na AIP, e inscreva-se aqui.

Saiba mais

EXPOSIÇÃO “ARTE & NEGÓCIOS” 2017 NA AIP

A exposição “Arte & Negócios”, projeto que tem por objetivo a aproximação das artes plásticas aos universos empresarial e dos negócios, decorre na sede da Associação Industrial Portuguesa, em Lisboa, até 22 de setembro e tem como tema “Globalização – de Portugal para o Mundo”. Organizada pela We Art – Agência de Arte, em parceria com a Associação Industrial Portuguesa e a Porto Business School, vai na quarta edição consecutiva. A exposição deste ano resulta do convite lançado a 22 artistas para expressarem plasticamente o tema “Globalização – de Portugal para o Mundo”.

Saiba mais

cid:image022.png@01D2F0FC.16100860

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES EMPRESÁRIAS DE CABO VERDE PROCURA NA AIP PARCEIROS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

Uma delegação de 15 mulheres empreendedoras cabo-verdianas, dirigentes e membros da AMES – Associação de Mulheres Empresárias de Santiago, acompanhada pela respetiva Embaixada, foi recebida na AIP, no dia 14 de junho. Tendo como objetivo identificar e desenvolver parcerias conjuntas em diversos sectores de atividade, as entidades acordaram iniciar esta colaboração a 3 de outubro, no encontro de negócios com compradores internacionais, que terá lugar em Lisboa..

Saiba mais

ASSOCIADOS

cid:image013.png@01D2F17F.A0FD9680

AIP VISITA SCMS PORTUGAL, UM FABRICANTE DE MOBILIÁRIO INOVADOR

Especializada na criação e produção de mobiliário personalizado para escritórios, hotéis, cozinhas, wc, hospitais, clínicas, laboratórios, espaços comerciais e industriais, lazer e outras atividades. A SCMS Portugal, S.A. com sede e unidade fabril em Sintra, investiu 1,3 milhões de euros no negócio que tem apenas dois anos de vida, 28 trabalhadores e uma faturação que neste exercício deverá ultrapassar, com margem acentuada, o milhão registado ao fim dos doze primeiros meses da sua existência.

Saiba mais

LSI STONE

LSI STONE PREMIADA PELO “RIBA NATIONAL AWARD 2017” EM PROJETO DO NATIONAL MEMORIAL ARBORETUM NO REINO UNIDO

PA LSI Stone, uma das maiores exportadoras portuguesas de pedra natural, foi premiada pelo “RIBA National Award 2017”, no projeto The Remembrance Centre, no National Memorial Arboretum, situado próximo da cidade de Birmingham, Reino Unido. Foi o único projeto a receber um prémio da zona Oeste do país, e concorre agora para o Stirling Prize, o mais prestigioso galardão de arquitetura do Reino Unido..

Saiba mais

Sabores Apurados

“SABORES APURADOS” INTERNACIONALIZA NORTE ALENTEJANO COM AZEITE AROMATIZADO

Produz um azeite de excelente qualidade com extração a frio, proveniente de azeitonas selecionadas das variedades Galega e Cobrançosa, num lagar situado no Monte da Malta, em Ponte de Sor, distrito de Portalegre. A “Sabores Apurados” é marca “Portugal Sou Eu”, abastece o mercado nacional e exporta, entre outros, para Espanha, Holanda, Luxemburgo, China/Macau, França, Cabo Verde e Áustria. Internacionalizar a empresa passa por diversificar a produção, criando produtos baseados na aromatização de azeite como, por exemplo, com orégãos, alho, malagueta e tomilho.

Saiba mais

Vaz Controi

VAZCONSTRÓI RECEBE DELEGAÇÃO DA AIP E ENALTECE A CONFIANÇA DE UMA MARCA QUE PRIVILEGIA O APOIO AO CLIENTE

Fundada em 1995, edifica e comercializa apartamentos para habitação às portas de Lisboa. A VazConstrói ergueu até aos dias de hoje 13 empreendimentos habitacionais e mais de mil apartamentos. No âmbito da sua política de reforço da ligação aos associados, a AIP visitou, no dia 28 de Junho, a empresa de Santo António dos Cavaleiros, que conheceu em detalhe os projetos de apoio à competitividade, internacionalização e formação da Associação.

Saiba mais

Masil procura parceiros

MASIL PROCURA PARCEIROS NA ÁREA ALIMENTAR PARA DISTRIBUIÇÃO NO ALGARVE

Fundada em 1983 conjuntamente com a Distrifaro, a Masil armazena e distribui produtos na área alimentar em todo distrito de Faro, do barlavento ao sotavento algarvio. Tem prestado serviços de logística a empresas como a Iglo/Olá, Nestlé, Mccain, Nobre, Heineken, entre outras. Possui um armazém com cerca de 4.000 m2 onde está incorporada uma câmara frigorífica com 900 m3, que acolhem cerca de 300 paletes, e três câmaras de refrigeração, para cerca de 80 paletes apoiadas por uma central de frio.

Saiba mais

FISCALIDADE

Portarias 157/2017 de 10 deMaio

AS NOVAS TAXAS DE ESPECTRO

Foi publicada no dia 10 de maio, em Diário da República, a Portaria n.º 157/2017 que aprovou as novas taxas devidas à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), pela utilização de frequências para os serviços de comunicações electrónicas terrestres e para os serviços móveis, que integram as denominadas "taxas de espectro". A Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados elaborou a Informação Fiscal relativa à atualização das taxas de espectro. Consulte aqui.

CONJUNTURA ECONÓMICA

Sintise da conjuntura economica

COMÉRCIO INTERNACIONAL

No período de janeiro a abril, o valor das exportações de bens foi de cerca de 18,2 mil milhões de euros, mais 12,8% do que em igual período de 2016. O valor das exportações de serviços atingiu 8 mil milhões de euros, mais 12,8% do que em igual período do ano passado. Quanto às importações de bens, no período janeiro a abril, o valor foi de cerca de 22,0 mil milhões de euros, superior em 14,2% face a período homólogo de 2016.

Saiba mais

Times Accounting $ finance

Market Access - Apoiamos empresas a ter sucesso