180 anos AIP

Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) |  geral@aip.pt |  http://www.aip.pt

ATUALIDADE

Programa Capitalizar

AIP TEM “GRANDES EXPECTATIVAS” NO EFEITO DAS MEDIDAS DO PROGRAMA CAPITALIZAR NAS PME

“Falta e é necessário às PME um instrumento aglutinador e integrador numa só candidatura, nas diversas áreas em que precisam de apoio, desde internacionalização, exportação, recapitalização, formação e financiamento. Com um contrato deste género, a optimização dos incentivos e dos fundos seria mais eficaz na competitividade das empresas”, defendeu o presidente da AIP na sessão do Programa Capitalizar que a Associação organizou dia 10 de julho, e que contou com a presença dos ministros da Justiça, Francisca Van Dunem, da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, do presidente da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas (EMCE), José António Barros, do presidente do IAPMEI, Jorge Marques dos Santos, do presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Faria de Oliveira, e de cerca de duas centenas de empresários. 

Saiba mais

Vales 2020

APOIO NA ELABORAÇÃO DAS CANDIDATURAS AOS VALES OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Até 15 de setembro está aberto o concurso para os Vales Oportunidades de Internacionalização, os quais visam a prospeção e captação de novos clientes em mercados externos, permitindo a evolução das PME nas suas cadeias de valor. A AIP dispõe de uma equipa de profissionais altamente qualificados, disponível para o apoiar na elaboração das candidaturas aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020.

Saiba mais

Aip leva empresas à Colômbia

AIP LEVA EMPRESAS PORTUGUESAS EM MISSÃO À COLÔMBIA 

Identificar potenciais clientes, realizar reuniões bilaterais, facilitar parcerias de negócio e promover encontros institucionais de valor acrescentado para as empresas participantes são os objetivos da missão empresarial que a AIP está a organizar a Bogotá e Medellín, na Colômbia, de 22 a 28 de outubro. Conheça o programa. Consulte as condições de participação. Inscreva-se aqui.

Saiba mais

 Oportunidades de Negócios

CONHEÇA AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO INTERNACIONAIS DA SEMANA 

Calçado e vestuário, fertilizantes, tecnologias inovadoras para limpar águas com resíduos químicos, equipamentos para transfusão de sangue e pellets de madeira são algumas das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Bélgica, Holanda, Polónia e China encabeçam a procedência das mesmas. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN-Portugal@aip.pt.  

Saiba mais

AIP traz 100 compradores internacionais

AIP TRAZ A LISBOA 100 COMPRADORES INTERNACIONAIS

Reuniões bilaterais entre PME exportadoras nacionais e 100 empresas oriundas de todo o Mundo serão o ponto alto da terceira edição do Encontro Internacional de Negócios - “Portugal International Business Meeting”, que a AIP está a organizar, e que decorrerá em Lisboa, no dia 3 de outubro. Consulte as condições de participação. Preencha a ficha de inscrição. Para mais informações contacte internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 123/055.

Saiba mais

Alterações do Código dos Contratos Publicos

“O PER COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO”: AS RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS

Marcada para 27 de setembro, a AIP vai realizar uma ação de formação sobre as recentes alterações legislativas introduzidas pelo Decreto -Lei nº 79/2017 de 30 de junho. Esta formação visa proporcionar conhecimentos técnicos sobre a operacionalização de ações com vista à recuperação de pessoas coletivas em dificuldades e destina-se a profissionais com intervenção direta na gestão de empresas para adquirirem ou aprofundarem conhecimentos que lhes permitam contribuir de forma qualitativa para a implementação atempada e bem-sucedida de planos que visem a recuperação de empresas, seja na própria empresa ou na qualidade de consultores ou credores de empresas em dificuldade. Pré-reserva em copraiformacao@aip.pt.

Alterações do Código dos Contratos Publicos

AIP REALIZA AÇÃO DE FORMAÇÃO COM AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

A AIP irá realizar, no próximo dia 3 de outubro, a ação de formação Revisão do Código dos Contratos Públicos. De acordo com o Anteprojeto que esteve em discussão púbica, o diploma em promulgação, destinado a assegurar a transposição das Diretivas Comunitárias ns. 2014/23/UE, 2014/24/UE e 2014/25/UE, de 26 de fevereiro de 2014, trará significativas novidades ao CCP. Esta formação tem como objetivo apresentar as novidades introduzidas pelas Novas Diretivas comunitárias e pelo Diploma de Revisão ao Código dos Contratos Públicos. Conheça o programa. Inscreva-se aqui.

Saiba mais

ASSOCIADOS

Apoio Juridico gratuito

APOIO JURÍDICO GRATUITO PARA ASSOCIADOS AIP

A AIP disponibiliza apoio jurídico aos seus associados, a título gratuito, nas seguintes áreas: Direito Comercial, incluindo elaboração de contratos comerciais e pesquisa de legislação; Direito Laboral, na área do Direito do Trabalho e da regulamentação coletiva de trabalho e da Segurança Social; Direito Empresarial, na área do Direito do Ambiente, do Licenciamento Industrial e em Compliance; Direito do Comércio Internacional, na vertente jurídica da Internacionalização; e Síntese da Legislação Nacional, com a resenha dos principais diplomas publicados nos Diários da República. Também dispomos de competências na área da Propriedade Industrial, no registo de marcas a nível nacional e comunitário e logótipos, bem como na prestação de informações neste domínio. Contacte-nos em aip.juridico@aip.pt.

Saiba mais

Grupo dst amplia unidade industrial

GRUPO DST AMPLIA UNIDADE INDUSTRIAL DA MORA PORTUGAL PARA AUMENTAR CAPACIDADE PRODUTIVA

A dst sa é responsável pela execução do projeto de ampliação da unidade industrial da Mora Portugal, uma empresa especializada na injecção de peças técnicas termoplásticas para a indústria automóvel. A ampliação desta unidade fabril, localizada em Arcos de Valdevez, resulta da necessidade do aumento da capacidade produtiva da Mora Portugal, representando um volume de negócios de mais de 1,3 milhões de euros para o grupo dst, num total de cerca de 4 milhões de euros que a Mora vai investir neste projeto.

Saiba mais

FISCALIDADE

A verba 28 da TGIS  

A VERBA 28 DA TGIS SOBRE OS TERRENOS PARA CONSTRUÇÃO: DO PECADO ORIGINAL À SUCESSIVA INCONSTITUCIONALIDADE?

O recente Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 250/2017, proferido no dia 24 de maio no âmbito do processo 156/2016, é apresentado pela Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados. A newsletter de informação fiscal, que pode ser consultada aqui, indica que neste Acórdão, o Tribunal Constitucional vem pronunciar-se sobre a inconstitucionalidade da norma da Verba 28.1 da Tabela Geral do Imposto do Selo (TGIS), na medida em que impõe a tributação anual sobre a propriedade de terreno para construção cuja edificação, autorizada ou prevista, seja para habitação, cujo valor patrimonial tributário seja igual ou superior a 1.000.000,00 euros.

Saiba mais

Alive Traval

Label