AIP - Newsletter 144 Agosot 2017
Praça das Indústrias | tel: +351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa
ATUALIDADE
Missao Colombia

MISSÃO DA AIP DE 22 A 28 DE OUTUBRO: MERCADO DA COLÔMBIA MANTÉM INTERESSE PARA AS EMPRESAS PORTUGUESAS

Identificar potenciais clientes, realizar reuniões bilaterais, facilitar parcerias de negócio e promover encontros institucionais de valor acrescentado para as empresas participantes são os objetivos da missão empresarial que a AIP está a organizar a Bogotá e Medellín, na Colômbia, de 22 a 28 de outubro, com o apoio do Portugal 2020. Conheça o programa. Consulte as condições de participação. Inscreva-se aqui. Saiba mais e esclareça todas as suas dúvidas sobre este o mercado e sobre as dinâmicas que irão acontecer no âmbito da missão, no workshop que irá ocorrer dia 14 de setembro, com início às 16h50, na AIP. Consulte o programa. Inscreva-se aqui.

Saiba mais

Vales 2020

APOIO ÀS PME NA ELABORAÇÃO DAS CANDIDATURAS AOS VALES OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO

O concurso para os Vales Oportunidades de Internacionalização termina a 15 de setembro. Não perca esta oportunidade. A AIP dispõe de uma equipa de profissionais altamente qualificados, disponível para o apoiar na elaboração das candidaturas aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020. Contacte-nos, para enquadramento e/ou agendamento reunião, em financiamento@aip.pt ou 213 601 055.

Saiba mais

Formação Processos inovação

APOIO NA ELABORAÇÃO DE CANDIDATURAS – PROJETOS DE FORMAÇÃO EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO

Encontra-se aberto o Aviso para apresentação de candidaturas para realização de Projetos de Formação em Processos de Inovação para Empresas, com operações aprovadas no Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial, Empreendedorismo, Qualificação e Internacionalização.  Os projetos formativos a apoiar no âmbito do Portugal 2020, contam com uma taxa de incentivo até 70% não reembolsável. A formação deverá estar relacionada com os projetos de investimento já aprovados e destina-se a empresários, gestores e técnicos de PME e não PME localizadas em todas as regiões do Continente. A AIP apoia todo o processo de operacionalização dos Projetos Formativos. Mais informação aqui

Saiba mais

Vales Industria 4.0

AIP APOIA CANDIDATURAS AOS VALES INDÚSTRIA 4.0

Até 29 de setembro está aberto o concurso para o Vale Indústria 4.0 para apoiar as PME a definirem a sua estratégia de transformação digital. Pode beneficiar até ao máximo de 7.500 euros de incentivo não reembolsável. A AIP está disponível para colaborar na elaboração de candidaturas. Contacte-nos, para enquadramento e/ou agendamento reunião, em financiamento@aip.pt ou 213 601 055.

Saiba mais

SI2E - Empreendedorismo

AIP ELABORA CANDIDATURAS AO SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO SI2E E APOIA EMPREENDEDORES

A AIP apoia a sua empresa na elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego – SI2E. Contacte-nos em financiamento@aip.pt. Estas candidaturas são específicas para micro e pequenas empresas. Para a sua criação ou para expansão/modernização desde que criadas há menos de cinco anos. Mais informações na nossa página SI2E. Consulte os avisos para as diferentes regiões do país no portal do PORTUGAL 2020.

Aprender a Exportar

LOULÉ (NERA) E LISBOA (AIP) ACOLHEM AÇÕES DE APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Loulé, dia 5 de setembro, na sede da Associação Empresarial da Região do Algarve, e Lisboa, dia 7 de setembro, na AIP, são os próximos destinos do ciclo de workshops “Aprender a Exportar”, depois de Évora e Coimbra. Empresários destas regiões encontram-se num espaço de informação, debate, análise de casos práticos e troca de experiências visando reforçar conhecimentos sobre como otimizar e rentabilizar a entrada da empresa em novos mercados e como atrair investimento/financiamento para o seu negócio. Consulte o programa na ficha de inscrição para Lisboa e para Loulé. Participação gratuita, lugares limitados.

Saiba mais

Transição da NP ISO 9001:2015

FORMAÇÃO SOBRE "TRANSIÇÃO DA NP ISO 9001:2015"

A AIP vai organizar no próximo dia 18 de setembro uma ação sobre a “Transição da NP ISO 9001:2015”, uma vez que para as organizações que já têm o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado, o prazo para a migração para a nova norma termina em 2018. Estabeleça a metodologia de transição e conheça os novos aspetos da norma, nomeadamente, a introdução da análise de risco do negócio, a substituição do conceito de responsabilidade da gestão pelo conceito de liderança, a não obrigatoriedade da existência de um manual da qualidade, do representante da gestão, de procedimentos documentados obrigatórios, entre outras alterações, significativas, que pretendem refletir a evolução e as melhores práticas de gestão a nível global. Consulte o programa. Inscreva-se aqui.

Saiba mais

ASSOCIADOS
Aumentam empresas exportadoras

EXPORTADORAS AUMENTAM NAS INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS E CRIAM 85 MIL POSTOS DE TRABALHO, CONCLUI INFORMA D&B

A Informa D&B acaba de publicar três estudos: “As Empresas Mais Velozes/Empresas de Crescimento Elevado (ECE) 2012-2015 – Retrato do Tecido Empresarial/Julho 2017”; “Empreendedorismo em Portugal – Retrato do Tecido Empresarial/Maio 2017” e “Barómetro Informa/Nascimentos, Encerramentos e Insolvências no Universo de Empresas e Outras Organizações – Sumário Executivo/1.º Semestre 2017”. O número de Empresas de Crescimento Elevado (ECE) aumentou pelo terceiro ano consecutivo, entre 2012-2015. Ultrapassaram os 86 mil postos de trabalho, o valor mais alto desde 2006. Há mais empresas com vocação exportadora, e nas indústrias transformadoras, deixando os Serviços em segundo lugar.

Saiba mais

AIP visita

ANTIGA CONFEITARIA DE BELÉM (“PASTÉIS DE BELÉM”) RECEBE DELEGAÇÃO DA AIP E REAFIRMA AUTENTICIDADE DE UMA MARCA COM 180 ANOS

Fundada em 1837, a Antiga Confeitaria de Belém, que fabrica e vende os famosos pastéis de Belém, em Lisboa, emprega 180 trabalhadores, produz 20 mil pastéis por dia, registou um volume de negócios na ordem dos 8 milhões de euros, em 2016, e um crescimento de 3% nos últimos anos. No âmbito da sua política de reforço da ligação aos associados, a AIP visitou, no dia 7 de agosto, a empresa, vizinha do Mosteiro dos Jerónimos, que conheceu em detalhe os projetos de apoio à competitividade, internacionalização e formação da Associação..

Saiba mais

vista Alegre aposta na internacionalização

VISTA ALEGRE APOSTA NA INTERNACIONALIZAÇÃO E FECHA SEMESTRE COM LUCROS DE 1,3 MILHÕES

A Vista Alegre Atlantis registou lucros de 1,3 milhões de euros no primeiro semestre de 2017. A internacionalização tem dado frutos, valendo já 72% do negócio. A contribuir para este valor estão vendas de 41,1 milhões de euros, numa subida homóloga de 16%. Os mercados externos representam 72% deste total ou 29,4 milhões de euros, segundo mostra a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Saiba mais

FISCALIDADE
Soc. Advogados Rogerio Fernandes & Associados

O "PECADO ORIGINAL" DA TRIBUTAÇÃO CONJUNTA DO AIMI

A Lei do Orçamento do Estado para 2017 introduziu, sob a designação de “Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis” (AIMI), um novo imposto, com incidência e taxas autónomas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e com características de imposto sobre o património imobiliário global. O AIMI é analisado pela Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados na Informação Fiscal, publicada este mês, que pode ser consultada aqui.

Saiba mais

Label Page
iZi Page