A história dos Vinhos Franco, nova associada da AIP, funde-se com a narrativa da família, gente nascida e criada nos Casais Penedos, uma aldeia do concelho do Cartaxo, onde a produção de vinho sempre fora tradição. A marca comercializa online todos os seus vinhos e oferta enoturística. 

Ponte da Serra, Barroca da Pata e Joana da Cana são estrelas no cartaz da empresa que “tem como alvo a qualidade e como missão celebrar o vinho enquanto experiência, de forma a honrar os antepassados e motivar a descendência”, revela Rui Franco, gerente da adega que foi fundada pelo avô José Manuel Mata em 1951 e reabilitada para museu em março de 2020, no início da pandemia Covid19.

Além da produção de vinho, também existe um projeto de enoturismo onde estão incluídas a visita às vinhas num citroen 2CV, à adega e museu, bem como a prova de vinhos acompanhada de petiscos. 

“Este projeto nasceu do imenso gosto em receber e é visto como uma oportunidade de criar ligações com os nossos clientes, o que se revela muito importante para nós enquanto empresa familiar”, recorda aquele responsável. 

Nos dias de hoje, são cultivados cerca de 28 hectares de vinha, dos quais oito estão reservados a vinhas com mais de 20 anos. Este grupo mais antigo, com baixas produções de uva, dá origem a vinhos de elevada concentração e de grande qualidade. As restantes, bastante mais jovens, resultam de uma estratégia de rejuvenescimento do património vitivinícola e da introdução de variedades de reconhecida qualidade.

Em 2015, a empresa construiu a zona destinada à produção de vinho. Entre 2020 e 2021, o edifício viria a sofrer uma grande remodelação estrutural para incluir uma cave destinada ao estágio dos vinhos, loja aberta ao público e sala de provas.


Denominação: Vinhos Franco 

Concelho: Cartaxo

Setor: Vitivinícola

CAE: Produção de vinhos comuns e licorosos. Turismo no espaço rural. Viticultura. Organização de actividades de animação turística. Comércio e retalho em bancas, feiras e unidades móveis para venda de outros produtos. Comércio a retalho de bebidas em estabelecimentos específicos. Restaurantes (inclui actividade em restauração com meios móveis). Outras actividades de serviços de apoio prestados às empresas. Fornecimento de refeições para eventos.

Gerente: Rui Franco

Produtos/serviços: Venda e promoção de vinho e serviços de enoturismo.

Principais objetivos de curto e médio prazo: Lançar dois vinhos até ao fim do ano e criar novidades na área do enoturismo.