A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), nova associada da AIP, é uma associação multissetorial, fundada em 2001 por um grupo de empresários com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Liderada pelo comendador António da Silva Rodrigues (Grupo Empresarial Simoldes), presidente da direção (foto abaixo, ao centro), e por António Pinto Moreira, diretor executivo (foto abaixo, à dir.), desde a sua génese tenta implementar o “espírito empreendedor” junto do tecido empresarial da região, com dinamismo e motivação sempre renovados.
Com a missão de potenciar a capacidade empreendedora dos empresários, inicialmente do concelho de Oliveira de Azeméis, a sua implantação foi-se alargando, de forma natural, a uma área geográfica mais vasta de forte intensidade industrial, que envolve os municípios a norte do rio Vouga e a sul do rio Douro. Os objetivos de base centraram-se na promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses coletivos das indústrias em particular e das empresas de um modo geral, em Portugal e no estrangeiro, sobretudo dos seus associados.
Ao longo de quase um quarto de século, desenvolveu vários estudos e projetos direcionados para a I&DT, Igualdade de Género, Gestão e Formação de RH, e Apoio ao Empreendedorismo local. A promoção e organização de Ciclos de Capacitação e Formação, serviços de apoio ao empresariado, missões de reconhecimento de novos mercados – e inversas –, bem como a participação em feiras e certames, entre outras ações fazem parte da sua história.
Catapultar as empresas com a ajuda dos fundos comunitários
A última década foi marcada por uma atividade intensa na área de programas e projetos apoiados pelos Fundos Comunitários, no âmbito pelo ‘Portugal 2020’, concluídos todos com taxas de execução muito acima da média. Para trás fica, assim, cerca de uma dezena de projetos ao nível dos Sistemas de Incentivo e dos Sistemas de Apoio a Ações Coletivas, bem como de Formação Profissional Certificada, Formação-Ação, entre outros.
Neste momento, a atenção da AECOA centra-se nas propostas para os novos incentivos dos programas estruturais europeus, como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2030, de forma a permitir ao tecido empresarial que serve (maioritariamente, Norte e Centro do país) o apoio imprescindível para fazer face aos inúmeros desafios que a conjuntura mundial impõe, de forma incontornável, nos dias de hoje.
Universidades e centros de investigação são parceiros da AECOA
A sede da AECOA localiza-se, atualmente, nas instalações da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e, deste modo, a Universidade de Aveiro (UA) assume-se como um parceiro privilegiado desta Associação Empresarial. A cooperação e o apoio entre estas instituições têm permitido uma aproximação e enquadramento da formação às necessidades do tecido industrial. Este esforço conjunto conta, igualmente, com a colaboração da rede de ensino local, nomeadamente das escolas secundárias, no sentido de serem encontradas as melhores respostas às demandas das empresas dos setores mais em evidência nesta região.
Este relacionamento estreito entre a AECOA e o universo académico e científico não se esgota na UA. Vários projetos foram desenvolvidos em consórcio com entidades da esfera da Investigação e do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, como por exemplo o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e o INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação. Assídua é, também, a parceria com a Escola Superior de Saúde do Norte, implantada em Oliveira de Azeméis.
Igualmente é filosofia da AECOA apostar em estratégias que envolvem outras instituições congéneres, pois defende que o trabalho conjunto é a chave do sucesso a todos os níveis.
Neste sentido, tem sido seu apanágio desenvolver ações e projetos em copromoção com outras associações, nomeadamente a Associação Empresarial de Águeda e a Associação Empresarial do Concelho de Santa Maria da Feira. Recentemente, tornou-se sócia da Associação Industrial Portuguesa (AIP) / Câmara de Comércio e Indústria, organismo que superintende o projeto Formação-Ação MOVE PME, que esta Associação Empresarial tem levado a cabo com grande adesão das empresas da região.
Designação: Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA).
Setor: Associativismo empresarial
CAE: Atividades de organizações económicas e patronais. Formação profissional. Outras atividades associativas n.e.
Concelho: Oliveira de Azeméis.
Presidente da Direção: António da Silva Rodrigues
Serviços: Apoio às Empresas. Formação e capacitação. Seminários e workshops. Notoriedade e imagem.