Spin-off do Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa criada em 2014, a C2C-NewCap desenvolveu uma bateria para o arranque de camiões ou outros veículos com motor a diesel de grande capacidade que permite uma mobilidade menos onerosa e poluidora.

A empresa trabalha em soluções para armazenamento de energia eléctrica e fabrica módulos condensadores com base numa tecnologia de eléctrodo patenteada. 

O objectivo é fornecer uma solução padrão sustentável, ou seja, uma alternativa às baterias de chumbo-ácido para alta potência, mas com menores custos ambientais e operacionais. 

A C2C-NewCap produz um módulo de supercapacitor especialmente projectado para a partida do motor - Go-Start - com eléctrodos de níquel-carbono e um electrólito de base aquosa.

O Go-Start, assim se chama o supercapacitador, permite um arranque de motor firme e seguro, facto que reduzirá os custos operacionais de qualquer operador de transporte rodoviário que trabalhe com aplicações estacionárias ou na estrada.

Recorde-se que o chumbo foi banido da maioria das aplicações, incluindo aditivos para combustíveis, tubos e tintas, mas permanece em baterias para aplicações de energia por falta de melhor alternativa. 

Os supercapacitadores baseados em carbono reduzem a pegada de chumbo, devido à sua fácil adopção, baixo custo e operação segura e de longa duração numa ampla faixa de temperatura.

André Mão de Ferro, cofundador e administrador executivo da C2C-NewCap, é um dos portugueses distinguidos pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC, sigla em inglês). A nomeação, que premeia o envolvimento em projectos de inovação, investigação e desenvolvimento, torna os cientistas escolhidos embaixadores do EIC. Este organismo foi criado no âmbito do programa Horizonte Europa para identificar, desenvolver e implementar tecnologias revolucionárias e inovações disruptivas. A selecção reúne personalidades da academia, indústria e sociedade civil de toda a União Europeia.

Mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, André Mão de Ferro criou em 2014, juntamente com o também antigo aluno do Técnico, Rui Pedro Silva, a C2C New Cap. 


Denominação: CHARGE2C - NEWCAP LDA

Concelho: Odivelas

Sector: Engenharia industrial

CAE: Fabricação de acumuladores e pilhas. Outra investigação e desenvolvimento das ciências físicas e naturais

Gerente: Rui Silva

Principais produtos: GO-START - alternativa para baterias de ácido de chumbo. Módulo supercapacitador especialmente projetado para o arranque do motor, com elétrodos de níquel-carbono e um eletrólito de base aquosa. Os módulos Go-Start não contêm componentes eletrónicos, chumbo ou eletrólito orgânico e são equipados com dois conectores do tipo bateria de forma cilíndrica para fácil instalação em qualquer veículo ou equipamento industrial. Existem vários módulos de supercapacitadores em 12V e 24V disponíveis para pré-lançamento.