A investigação e desenvolvimento assumida pela Genialimpulso, Lda., nova associada da AIP com sede na cidade de Ourém, permite-lhe fabricar peças moldadas em fibra de vidro e produtos de termo-formação, plástico leve, ABS e outros termo-plásticos para mercados diversificados, tais como França, América do Sul e Austrália.

Fundada em 2015, começou por produzir e comercializar peças e acessórios de veículos automóveis. Empresa de raiz familiar, é gerida por Mariana Vicente e tem unidade fabril na Zona Industrial Casal Dos Frades, Seiça, no concelho de Ourém, distrito de Santarém.

Produtos diferenciados e soluções tecnológicas revelam o espírito inovador sempre caracterizou o modus operandi da empresa,  através da materialização de “conceitos de investigação e desenvolvimento muito estruturados”, sublinha a administração ao referir o caminho seguido: “A estratégia da Genialimpulso passa também pela implementação de políticas inovadores internas que lhe permitam obter resultados ao nível da eficácia no seu desempenho inovador. Ou seja, inovar em diferentes etapas, quer seja ao nível de produtos, processos, organizacional, marketing ou por combinação destes”.

Aqui, o chão de fábrica já não é o mesmo, diga-se, em abono da evolução do negócio. Tem recebido outros impulsos, para garantir o atual “foco na produção de artigos de grande e média dimensão por termo-formação, no desenvolvimento e lançamento de novos produtos e aumentar a capacidade produtiva a curto prazo”.

Dotar a empresa da capacidade produtiva necessária para fazer face à exigência dos mercados onde está implantada, bem como a novos mercados centrados na qualidade das peças, em detrimento do preço, é o desiderato do projeto de inovação produtiva em curso, o qual contribuirá em grande parte para o crescimento e sustentabilidade futura da empresa.

Falamos do projeto “Safety4Road – Application of an hybrid ecological material to improve road safety” em que a Genialimpulso está envolvida, liderado pela Plastimago, e que conta também com a participação do Instituto de Soldadura e Qualidade, do Instituto Politécnico de Leiria e da empresa Luz Costa Rodrigues, Lda.

O Safety4Road destina-se à “valorização de resíduos com elevadas quantidades de materiais poliméricos e elastómeros reciclados, previamente caracterizados, dos quais se seleciona o mais apropriado para aplicar num protetor de prumos que será produzido numa sessão de demonstração”, lê-se na ficha do projecto.


Denominação: GENIALIMPULSO, LDA

Concelho: Ourém

Setor: Indústria

CAE: Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis. Comércio por grosso de outros produtos alimentares, n. e. Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis. Reparação de computadores e de equipamento periférico.

Compra e venda de veículos automóveis, compra e venda por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis, compra e venda de produtos alimentares, agro alimentares e bebidas, nomeadamente vinho, azeite e frutos secos, importação e exportação. 

Reparação de computadores e de equipamento periférico. Compreende, nomeadamente, a manutenção e reparação de: computadores; discos magnéticos; flash drives e outras unidades de memória; discos ópticos (CD-RW, CD-ROM, DVD-ROM, DVD-RW), impressoras; monitores; teclados; ratos; joysticks; traçadores; servidores; scanners (incluindo scanners de códigos de barras); câmaras digitais; leitores de cartões inteligentes; terminais de computador [terminais de Multibanco (ATM) e terminais de venda (POS)]. 

Comercialização por grosso e a retalho de equipamentos de protecção individual e colectiva, nomeadamente vestuário de protecção, calçado, luvas e produtos de higiene e segurança. 

Comércio, importação e exportação de equipamentos de protecção individual e colectiva, produtos de higiene e limpeza. Comércio por grosso e a retalho de outros produtos novos em estabelecimentos n.e.

Gerente: Mariana Vicente

Principais produtos/serviços: Acessórios para autocarros, carros de serviço (ambulância, bombeiros), comboios, pequenos aviões, reabilitação de automóveis e acessórios (guarda lama). Peças de valor acrescentado para nichos de mercado (em ABS e outros termoplásticos).

Produtos de Termoformação – Plástico leve, ABS e Outros Termoplásticos. Injeção a baixa pressão de poliuretano.

Protótipos de grande dimensão, peças únicas obtidos por fabrico aditivo e subtrativo.

Moldes maquinados. Digitalização tridimensional. Engenharia de produto com recurso a processos de simulação.