Uganda, Tanzânia e Quénia são os novos mercados do Grupo JAP para os quais estima um investimento global na ordem dos 22 milhões de euros. Mobikey Truck & Bus é a nova firma do Grupo JAP, concessionário automóvel português com sede em Paredes, criada para operar na África Oriental. Representa a marca alemã de veículos pesados MAN, em Kampala, capital do Uganda, e Tororo. No Uganda, onde prevê aplicar cerca de três milhões de euros, a empresa tem já uma equipa com mais de 80 colaboradores especializados em serviços relacionados com veículos pesados.

Em Dar Es Salam, na Tanzânia, e em Nairobi, no Quénia, a empresa espera criar um total de mais de 200 postos de trabalho também especializados, sendo que irá apostar na formação de habitantes locais.

A Mobikey Truck & Bus é o segundo grande investimento do Grupo JAP além-fronteiras. Em 2010, a empresa deu início à sua internacionalização quando lançou, em Angola e em parceria com a Mota-Engil, a Automatriz. Esta oferece serviços de venda, pós-venda e peças, referentes a veículos ligeiros, comerciais e pesados.

Com 114 anos de existência, o Grupo JAP controla mais de 20 empresas e cerca de 1.500 colaboradores.

Em Portugal, o Grupo JAP representa marcas como a Sixt Rent-a-Car, BMW (Hendo), Volkswagen (JAPblue), Renault (JAPautomotive e Vesauto), entre outras, além de gerir a ‘megastore’ Matrizauto.