Empresa familiar na quarta geração, especializada no desenvolvimento de máquinas para a agricultura  e equipamentos de transportes para a movimentação de vários tipos de mercadorias, a Galucho - Indústrias Metalomecânicas,S.A., com sede fabril em São João das Lampas, Sintra, exporta para mais de 70 países.

 

A forte componente de engenharia que caracteriza a empresa, aplicada, inicialmente, ao sector agrícola, e, mais tarde, aos equipamentos de transportes, está também a ser usada no ambiente, uma nova área de actividade da Galucho.

 

A empresa desenvolveu uma gama de produtos e serviços focados nos processos de gestão, transporte e recolha de resíduos sólidos e urbanos: camiões basculantes para recolha de lixo, veículos varredores, veículos de limpeza, veículos combinados, compactadores de lixo e software de gestão de resíduos sólidos e urbanos.

 

A caminho dos 100 anos de atividade, a história da Galucho começa em 1920, em São João das Lampas, pela mão do fundador, José Francisco Justino, um jovem de espírito empreendedor que se especializou no desenvolvimento de arados e charruas. Era, na altura, a referência local e regional para este tipo de soluções agrícolas.

 

A empresa cresceu, liderando o processo de mecanização da agricultura portuguesa e espanhola. Alcançou uma posição de destaque no mercado ibérico, sendo regularmente associada à modernização da agricultura. Charruas, grades, rolos, fresas, cultivadores, corta-matos, destroçadores, carregadores frontais, brocadoras, pás niveladoras, baldes hidráulicos, caixas de carga, gruas mecânicas e reboques agrícolas, são algumas das soluções.

 

A expressa expandiu a sua área de atuação, dedicando-se não só aos equipamentos agrícolas mas também ao sector dos transportes e ambiente.

 

Actualmente, a Galucho desenvolve a sua actividade a uma escala internacional, com postos de produção em Portugal e na Argélia. Conta ainda com um conjunto de parceiros estratégicos que a levam a operar numa dimensão mundial.

 

Os equipamentos de transportes são um segmento de negócio que representa um mercado estratégico central para a Galucho. Nesta área, a empresa produz carroçaria e semirreboques para sectores tão diversificados como construção e obras públicas, mineiro, florestal e transporte de contentores. Caixas basculantes, semirreboques basculantes, porta-máquinas, porta-contentores e plataformas de carga geral são alguns exemplos.