Empresa de origem familiar com sede no Cartaxo, a nova associada da AIP Rara Lda. é fabricante de pastas artesanais italianas e investe na inovação industrial sustentada, num mercado com grande margem de expansão.

A origem da Rara – Pasta Fresca é uma história de fusão de tradições, culturas e de conhecimento técnico, contada pelo português Alexandre Ramos e pela italiana Carola Ragusa.

O “casal que resolveu reanimar o negócio de várias gerações da família de Carola”, recorda a empresa no seu site ao destacar o tesouro que partilha com o mundo a partir da Travessa do Vidal –  “o pastifício de massas alimentícias genuinamente italianas e com grande enfoque nas pastas frescas”.

 “Destinada aos amantes de produtos artesanais, a produção das pastas Rara vai ao encontro do sabor dos primi piatti feitos em casa”, garante a empresa. “Com uma linhagem de produção que abrange os processos de extrusão, laminagem e recheio”, oferece “todas as tipologias de formatos, desde pastas curtas a longas, passando pelas recheadas”.

A vida ensina-nos a rejeitar o perfume tentador das coincidências, mas também a aguçar a perspicácia para explorarmos combinações felizes, como esta: Alexandre é um engenheiro civil com “experiência no campo de equipamentos industriais” e Carola, que se dedica ao ensino, possui vasto conhecimento na “área alimentar, com cursos e formações em alimentação, medicina alternativa e permacultura”.

Todos os seus produtos, desde pastas longas e curtas às recheadas, são fabricados com sêmola de trigo duro de qualidade superior e segundo técnicas tradicionais. A pasta all’uovo fresca, simples e recheada, é o produto de referência.

A alta qualidade das matérias-primas é condição sine qua non no negócio da Rara. “Por exemplo, a farinha, elemento essencial à produção das pastas, é obtida pela moagem do trigo do tipo Durum, produzido principalmente na Europa e na América do Norte”, explica ao relevar que, “graças à dureza dos seus grãos, este trigo dá origem a uma farinha mais grossa e de cor amarelada”.

Combinando conhecimento à tradição e às receitas do negócio familiar, eis “a fórmula”, rara, acrescentamos, “para o sucesso futuro” da empresa fundada em Abril de 2016.


Denominação: Rara, Lda.

Concelho: Cartaxo

Sector: Indústria alimentar

CAE: Fabricação de massas alimentícias, cuscuz e similares. Restaurantes, n. e. (inclui actividades de restauração em meios móveis). Outro comércio a retalho de produtos alimentares, em estabelecimentos especializados, n. e. Comércio por grosso de outros produtos alimentares, n. e..

Gerente: Alexandre Ramos

Produtos/Serviços: Fabrico de massas alimentícias, cuscuz e similares. Produção, importação, exportação e comercialização de produtos alimentares, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Atividades de restauração e hotelaria, nomeadamente catering, confeção e venda de refeições. Organização de eventos.