Dois anos após ter sido criada, a Fermac, nova associada da AIP, é um dos principais fabricantes de perfis de aço em Leiria, utilizando matéria-prima de alta qualidade e certificada segundo as normas europeias em vigor: 250 projetos, 200 clientes, 9000 horas de trabalho e 1000 toneladas de aço transformadas em produtos que contribuem para a sustentabilidade e eficiência energética de edifícios habitacionais construídos ou renovados com LSF – Light Steel Framing, vulgo “aço leve”.

Gerida por Ricardo Macedo e Ricardo Guerra, que acumulam uma experiência de mais de 25 anos no sector, desenvolve soluções de construção recorrendo a elementos de aço estrutural enformado a frio, com proteção galvanizada de elevada resistência, para o mercado nacional e internacional, tendo já recebido encomendas de Espanha e França.

A empresa, que tem uma instalação fabril na Batalha, possui um dos mais completos portefólios de laminados a frio para uso em LSF, que “combinam alta qualidade, sustentabilidade e eficiência energética com preços competitivos”, garantem os gerentes.

“Todos os componentes são fabricados com precisão, trabalho de qualidade obtido através da pesquisa, do desenvolvimento e dos testes contínuos, graças ao investimento de capital em tecnologia e maquinaria de última geração”, revelam os fabricantes.

“Estamos comprometidos com os métodos de construção sustentável”, salientam, ao explicarem os fatores de diferenciação do seu produto: “Os nossos perfis de “aço leve” não apenas proporcionam resistência e durabilidade excecionais como também contribuem para um planeta mais verde”.

A Fermac incorpora no produto final valências da sustentabilidade, como a redução de resíduos, a eficiência energética e a reciclagem: “Os métodos tradicionais de construção geram frequentemente sobras significativas. Com as nossas estruturas de aço, há um mínimo de sobras no local, ajudando a reduzir o impacto do aterro. As estruturas leves de aço são eficientes em termos energéticos, o que significa contas de energia mais baixas e uma pegada de carbono menor para os proprietários. Os nossos perfis de aço são 100% recicláveis, garantindo que os materiais possam ser reaproveitados no futuro, reduzindo a demanda por novos recursos”.

Garantem os responsáveis que “é maior a vida útil de casas construídas com estrutura de aço, reduzindo a necessidade de substituições e conservando recursos”. Referem que “construir em LSF é promover a sustentabilidade. Os materiais utilizados são recicláveis ou eco eficientes. Para além disso, verifica-se uma redução significativa na emissão de CO2 na fabricação e montagem dos materiais utilizados, comparativamente ao método tradicional”.

O amplo conhecimento e experiência da Fermac no fabrico e fornecimento de estruturas de aço, “garante precisão e qualidade insuperáveis”, sublinham os seus gerentes, que esperam realizar, no próximo ano, um volume de faturação na ordem do milhão de euros, adquirir uma nova máquina perfiladora e contratar mais dois trabalhadores para o “chão de fábrica”.

É graças a esta visão de negócio, assente na inovação e investigação, que a Fermac, segundo os seus gerentes, poderá alargar a sua atividade e conquistar novos mercados. “Ao usar e desenvolver tecnologias de ponta, processos e sistemas de última geração para garantir a nossa permanência na vanguarda deste segmento da indústria”, concluem.


Denominação: FERMAC LDA.

Concelho: Leiria

Sector: Indústria

CAE: Perfilagem a frio. Compreende a fabricação de perfis obtidos por conformação ou dobragem a frio de produtos planos de aço.

Gerentes: Ricardo Macedo e Ricardo Guerra

Produtos/serviços: Desenvolvemos soluções de construção, constituídas por elementos de aço estrutural enformado a frio, com proteção galvanizada de elevada resistência, para o mercado nacional e internacional.