Até 17 de Agosto e com limite do investimento elegível de 100 mil euros, estão abertas as candidaturas aos fundos comunitários disponibilizados pelo SI2E – Sistema de Incentivos para territórios do concelho de Cascais.

Mais informações: financiamento@aip.pt ou 213 601 065.

“Como elaborar candidaturas de sucesso ao SI2E?” foi o tema da iniciativa organizada no dia 18 de Julho pelo FactorC em parceria com a AIP e na qual os empresários ficaram também a conhecer que através do SI2E podem beneficiar de um incentivo entre 30% e 50% do investimento elegível e de apoio à criação de postos de trabalho. 

O FatorC é um programa de desenvolvimento local de base comunitária – para Alcabideche e São Domingos de Rana –, que visa estimular a coesão social e económica, através do aumento do número de empregados e de jovens com percursos educativos e formativos completos. 

Está aberto até ao dia 17 de Agosto do corrente ano uma nova fase de apresentação de candidaturas ao SI2E do FatorC. Trata-se de uma oportunidade de financiamento não reembolsável existente para operacionalizar apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego, por via do PO da Região de Lisboa, em Alcabideche e São Domingos de Rana.

O SI2E admite o financiamento através de dois fundos comunitários – Fundo Social Europeu (FSE) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) – para apoiar dois tipos de projectos:

• Criação de micro e pequenas empresas;

• Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas.

Podem candidatar-se:

• Empreendedores

• Empresários em nome individual

• Empresas públicas

• Empresas privadas com ou sem fins lucrativos

As entidades devem estar legalmente constituídas à data da candidatura, ter certificação electrónica IAPMEI de micro ou pequena empresa, conduzir ao investimento e à criação de postos de trabalho no território elegível do FatorC, a saber:

• Freguesia de Alcabideche: Abuxarda, Adroana, Alcabideche, Alcoitão, Alvide, Amoreira, Atibá, Atrozela, Bairro da Cruz Vermelha, Bicesse, Cabreiro, Carrascal de Alvide e Manique;

• Freguesia de S. Domingos de Rana: Abóboda, Cabeço de Mouro, Caparide, Conceição da Abóboda, Matarraque, Matos Cheirinhos, Outeiro de Polima, Polima, São Domingos de Rana, Talaíde, Tires, Trajouce e Zambujal.

Os montantes de apoio disponíveis são os seguintes:

• Através do FEDER – Subsídio entre 30% e 50% do investimento. Limite do investimento elegível: €100.000.

• Através do FSE – Apoio por posto de trabalho criado: até 15 meses. Limite do apoio por mês, por posto de trabalho: 1 IAS.