Uma coleção de biquínis criada e produzida a partir da pele de bacalhau, assinada pela estilista brasileira Fabiana Thorres, fundadora e gerente da Summer Ceremony, nova associada da AIP, com fábrica e atelier em Almada, fará a sua estreia em Paris. O desfile acontece no Les Salons Hoche, que será palco, no dia 23 de setembro, do Paris Fashion Show, um evento que combina desfiles de moda e uma feira de negócios.
A marca terá a oportunidade de apresentar as suas coleções, que incluem outras peças de vestuário feminino, a um público altamente qualificado, fortalecendo assim a sua presença no mercado global.
Denominada “Raiz Tropical”, a coleção é uma homenagem ao Brasil e um convite à preservação e valorização das raízes culturais, com produção em Portugal e utilização de resíduos locais. “Essa é a base do desenvolvimento deste material ecológico”, explica Fabiana Thorres, que detém uma larga experiência na pesquisa de novas matérias-primas e materiais sustentáveis.
Fabiana já havia criado uma coleção no Brasil utilizando peles de salmão e tilápia. Em Portugal, onde fundou a Summer Ceremony há quatro anos, dedicou-se a um novo projeto sustentável, focado no reaproveitamento das peles de bacalhau, o “fiel amigo dos portugueses".
Organizações ambientais e empresas da Noruega – líder na exportação de bacalhau –, bem como da Espanha, Itália, Reino Unido, Áustria e Alemanha, já demonstraram interesse no trabalho de Fabiana. O contato foi estabelecido por meio das embaixadas e consulados desses países em Lisboa.
Evento exclusivo de moda com marcas brasileiras
Fabiana Thorres, que acumula 30 anos de experiência no desenvolvimento de vestuário, desde a pesquisa de moda à confeção de peças, e já trabalhou no Rio de Janeiro como diretora de Criação para marcas de renome, como a carioca Farm, celebra, na famosa Semana de Moda de Paris, a exuberância da flora brasileira, as habilidades do trabalho artesanal e as influências do paisagista Roberto Burle Marx.
Inspirada nas paisagens icónicas e padrões de vegetação, a coleção traz estampas projetadas em colaboração com a marca pernambucana Manifesta, remetendo à riqueza das florestas tropicais, criando uma simbiose entre moda, arte e natureza.
As linhas sinuosas de Burle Marx, os padrões sobrepostos e os núcleos vibrantes, que evocam a fauna e a flora nativas do Brasil, dominam as peças. Elas são traduzidas em modificações sofisticadas de verde, laranja, amarelo e tons terrosos. Bordados artesanais, feitos à mão por artes do atelier pernambucano Lígia Raquel, resgatam técnicas tradicionais e trazem um toque da riqueza do artesanato brasileiro.
A paleta de cores é rica e expressiva, predominando tons de rosa, laranja e vermelho, remetendo à diversidade das flores tropicais. Tons neutros, como nude, terrosos e branco, completam a coleção, representando a terra que sustenta a exuberância das florestas
Os calçados, desenvolvidos em parceria com a Floresta Design, são feitos manualmente, com aplicação de ráfia e palha de buriti. Já as joias, com motivos botânicos, criadas pela Cerra D'Ouro Joias, trazem corais, conchas e flores banhadas em metais nobres, como cobre e ouro, completando a tropicalidade que será exibida no “Paris Fashion Show”.
Denominação: Summer Ceremony / Fabiana Thorres
Concelho: Almada
Sector: Indústria de vestuário
CAE: Produção e comércio de vestuário para adultos
Gerente: Fabiana Thorres
Produtos/serviços: Criação e confeção de roupa para senhora