Durante 2018, a AIP organizou, no âmbito da rede EEN – Enterprise Europe Network, cerca de 100 reuniões de negócios entre empresas estrangeiras e portuguesas. Divulgou 375 oportunidades de negócio que originaram 85 manifestações de interesse, das quais se concretizaram 11, em diversos setores. Foi copromotora de 17 encontros internacionais de negócios que envolveram mais de 200 PME.


Apoiou 43 empresas em consultoria direta. A participação das empresas nesta rede é gratuita.


Mais informações: EEN.Portugal@aip.pt.

 

A Enterprise Europe Network, da qual a AIP é membro, constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Dispõe de cerca 600 pontos de contato espalhados por mais de sessenta países. Está integrada no COSME - Programa Europeu para a competitividade das empresas e das PME e surgiu como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, oferecendo, numa lógica de integração de competências, um serviço de balcão único, reunindo as diversas soluções disponíveis em termos de instrumentos e programas comunitários de apoio às PME.

 

Poderá receber apoio privilegiado e gratuito da Rede para assuntos relacionados com temáticas da Europa ou com procura de parceria internacionais ou para receber informação da CE de interesse para as empresas, tais como: programas financiamento europeu; consultas públicas setoriais; informação sobre nova legislação e standarts europeus;

acesso facilitado ao IPR helpdesk (propriedade industrial), e apoio em questões relacionadas com inovação.

 

O último evento promovido pela AIP/EEN foi o “Lisbon Beyond Summit 2018”, no passado dia 7 de novembro. As 100 reuniões B2B decorreram em paralelo com aquele grande evento e a participação foi gratuita para as empresas aderentes. “Fintech”, “Digital”, “Space” e “Industry 4.0” foram as principais áreas abrangidas por esta iniciativa, organizada em conjunto pela AIP, IAPMEI e parceiros EEN.

Este evento contou com o apoio de outros parceiros da EEN, atuando como coorganizadores: Luxemburgo, França, Brasil, Espanha, Hungria, Polônia, Dinamarca, Albânia, Itália e Alemanha, entre outros países.