Inquérito à Atividade Empresarial

A AIP realiza desde 1995 o Inquérito à Atividade Empresarial (IAE) com o objetivo de obter informação anual sobre vários aspetos relativos à atividade das empresas, apresentando os resultados por setor de atividade e por dimensão da empresa.

IAE 2022

SUMÁRIO EXECUTIVO

O “sistema fiscal” (26%), o “mercado de trabalho” (22%) e fatores como “utilities” (16%) foram considerados como os maiores entraves ao crescimento e competitividade pelas empresas que responderam ao 26º Inquérito à Atividade Empresarial, realizado pela AIP.
Já no que diz respeito ao investimento, 69% das empresas inquiridas referiram que o valor do investimento concretizado em 2022 como superior ou muito superior ao ano anterior.
Questionadas sobre as áreas em que iriam fazer investimentos, 35% das empresas mencionaram “equipamento produtivo”, 14%, “qualificação de recursos humanos”, e 13%, “tecnologias de informação e comunicação”.
Apenas 11 por cento das empresas auscultadas referiu realizar “investimento em I&D” de forma permanente. Do ponto de vista das fontes de financiamento, o "autofinanciamento“ (38 por cento) e o “crédito bancário” (37%) surgem como as principais opções para as empresas.
Os resultados do inquérito, realizado no segundo semestre de 2022, foram apurados com as respostas de 196 empresas (micro, pequenas, médias e grandes) de todos os setores e regiões do país.


Aceda aqui ao relatório IAE de 2021

2021 ANEXOS 2021