Financiamento Bancário
(…)O diagnóstico está feito. Os problemas detetados. Os instrumentos, desenhados para alterar os seus efeitos mais nefastos.
De todos eles, a situação do crédito malparado é o problema de resolução mais complexa. O valor do endividamento das empresas é de 265 mil milhões de euros (não descontando os ativos). O stock de crédito às empresas ronda os 79 milhões €.
A taxa de incumprimento é de 16,2% – 12,9 milhões. Os balanços dos bancos estão debaixo de muita pressão. E uma economia não tem saúde com um sistema bancário doente. Os bancos estão mais rigorosos na análise de risco e nalguns deles, as decisões são outorgadas e validadas nos países vizinhos. Seria desejável que nem todo o sistema bancário ficasse dependente deste procedimento. Nos primeiros 8 meses deste ano o montante dos novos empréstimos foi de 19,9 mil milhões de euros. Um dos montantes mais baixos de sempre. Empresas em incumprimento ficam na sua gestão financeira paralisada, o primeiro passo para a insolvência.
Não sabemos se o tecido empresarial tem condições para aguentar outra “limpeza de crédito agressiva”. Os efeitos nalguns setores, como a construção civil, poderão causar grandes estragos.
Não nos esquecemos qual foi a banca e os gestores que no período duro de recessão assumiram compromisso com a economia nacional. E sabemos que banca fugiu do nosso mercado quando mais dela se necessitava, e que banca se mostrou inflexível na reestruturação de créditos e na execução de garantias patrimoniais e pessoais a setores empresariais com menor peso negocial. E por via disso, devem ter taxas de incumprimento bem menores do que aqueles que se comprometeram com a economia nacional.
Uma empresa com EBITDA a menos e dívida a mais não resolve o seu problema com mais dívida ou mais crédito. Precisa, além de outras coisas, reestruturar o seu balanço. E os instrumentos para isso já foram propostos pela EMCE. Alguns, ao que se sabe, vão ser implementados brevemente. Outros não. Não é uma solução fácil. Mas há esperança que se consiga. (…)