Background Image

Excel – Competências Avançadas em Power Query e Power Pivot

Carga Horária: 16 horas

OBJETIVOS
No final da ação, os formandos vão ser capazes de:
Extrair e Transformar (limpar / enriquecer) dados
Importar / ligar dados provenientes de várias fontes; Modelar dados; Criar dashboards; Utilizar funções avançadas de M e DAX; Construção de ferramentas analíticas com base em DAX; Utilizar intensivamente Power Query e Power Pivot

DESTINATÁRIOS
Powerusers de Excel que querem dar um passo à frente na preparação e análise de bases de dados sem limitações de linhas ou colunas e, acima de tudo, sem perda de desempenho. Este curso requer conhecimentos iniciais de Power Query e Power Pivot.

REQUISITOS
É conveniente que os equipamentos informáticos estejam preparados com o sistema operativo MS Windows e uma versão de Office 365 offline – instalado na máquina, ou Excel 2016 ou superior, para que todas as recentes funcionalidades do Excel possam funcionar em pleno. Equipamentos com Office 365 online não permitirão reproduzir partes importantes da ação de formação. A utilização de MacBooks pode ser aplicada desde que tenha instalada uma Virtual Machine com Windows 10 (por exemplo) com o Office 365 offline (ainda assim, algumas funcionalidades poderão não funcionar).
Este curso requer conhecimentos iniciais de Power Query e Power Pivot ou a frequência do curso Excel – Análise de Dados com Dashboards Interativos. 

PROGRAMA / CONTEÚDOS
Ver abaixo.

INSCREVA-SE AQUI
Power Query – questione fontes de dados provenientes de Excel, CSV/TXT, HTML, PDF, SQL, Oracle, Access, e outros. 

- Fontes de importação.

- Limpeza de dados: Remoção de linhas ou colunas; Tratamento de segmentos de texto; Remoção automática de duplicados; Transformação de colunas em linhas.

- Enriquecimento de dados: Preenchimento automático de células em branco; Criação de tabelas de datas (timeline); Criação de colunas calculadas e colunas condicionais.

- Passagem de dados para o Excel ou para o Modelo de Dados.

- Utilização de funções encadeadas em M 

Power Pivot – modelação de dados

- Apresentação do modelo de dados.

- Criação de relações entre tabelas.  

- Criação de tabelas de Medidas.

- Utilização de funções DAX (CALCULATE / SUMX / SUMMARIZE; SAMEPERIODLASTYEAR, DATEADD; DATEDIFF; DATESYTD, EVALUATE, RELATED, DIVIDE, ALL, ALLSELECTED, etc).

- Colunas calculadas vs. campos calculados. 

Análise de dados do Modelo de Dados com Tabelas Dinâmicas.