
Excel – Funcionalidades Avançadas
Carga Horária: 20 horas
OBJETIVOS
No final da ação, os formandos vão ser capazes de:
- Utilizar funções avançadas para resolução de problemas complexos
- Extrair e Transformar (limpar / enriquecer) dados
- Utilizar tabelas de dados
- Analisar e tratar dados
- Construir de tabelas e gráficos dinâmicos
- Aplicar segmentadores de dados em tabelas e gráficos dinâmicos
- Selecionar dados a partir de tabelas de dados
- Criar de dashboards simples
- Conhecer as técnicas de desenho de dashboards interativos
- Utilização simples de Power Query e Power Pivot
- Utilizar macros para aumentar produtividade
- Desenvolver Funções definidas pelo utilizador com recurso a VBA
- Manipular eventos de objetos do Excel com recurso a VBA
DESTINATÁRIOS
Utilizadores de Excel que dominam as funções intermédias do Excel e que procuram novas funções avançadas que permitam resolver problemas mais complexos, e ainda que necessitem de ferramentas evoluídas para a análise de dados.
REQUISITOS
Esta formação destina-se a utilizadores já com competências na utilização do Excel, sendo conveniente que os equipamentos informáticos estejam preparados com o sistema operativo MS Windows e uma versão de Office 365 offline – instalado na máquina, ou Excel 2016 ou superior, para que todas as recentes funcionalidades do Excel possam funcionar em pleno.
Equipamentos com Office 365 online não permitirão reproduzir partes importantes da ação de formação.
A utilização de MacBooks pode ser aplicada desde que tenha instalada uma Virtual Machine com Windows 10 (por exemplo) com o Office 365 offline (ainda assim, algumas funcionalidades poderão não funcionar).
PROGRAMA / CONTEÚDOS
o Extração de dados externos ao Excel
o Análise e tratamento de dados (limpeza e enriquecimento de dados, eliminação de duplicados, etc.)
o Organização de listas de dados em Excel
Transformação de um conjunto de dados numa lista/tabela de dados
Transformação de dados com recurso a funções avançadas
Atribuição de nomes a listas de dados
Adição da linha de resumo de uma lista ou tabela
o Formatação condicional de listas de dados
o Ordenação avançada de dados
o Filtros avançados
Definição de critérios
Filtrar os dados no local ou passar para outra área ou folha
Extrair registos únicos
o Funções de Bases de dados
o Tabelas dinâmicas
o Disposição dos campos de tabelas dinâmicas
o Atualização dos dados de tabelas dinâmicas
o Formatação de tabelas dinâmicas
Personalização de células em branco ou com erros
Unir e centrar cabeçalhos de linhas ou colunas
Omitir cabeçalhos de linhas e colunas
o Visualização de totais e subtotais
Personalização dos subtotais
o Ordenação de tabelas dinâmicas
o Utilização de filtros nas tabelas dinâmicas
o Alteração da forma de cálculo das tabelas dinâmicas
Utilização de diferentes funções de resumo
Aplicação de múltiplas funções de resumo ao mesmo campo
Utilização de cálculos personalizados
Criação de campos calculados
o Utilização de segmentadores de dados
o Agregação e desagregação de informação
Criação de agregações personalizadas
Criação de agregações com base em critérios cronológicos
o Criação de gráficos dinâmicos
o Abordagem ao Power Query + Power Pivot