Importante “braço científico” para o setor dos curtumes, o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC), novo associado da AIP, implantado em Alcanena, distrito de Santarém, tem como objetivo contribuir para a inovação e competitividade da indústria, em particular no setor do couro, mas mantendo uma forte ligação ao tecido económico regional, nos mais variados setores de atividade, oferecendo uma gama de serviços abrangente, como a assistência técnica, o apoio tecnológico no desenvolvimento de novos processos e produtos, o I&DT, o controlo analítico de produtos, os sistemas de certificação e de segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e energética e a formação profissional.

“Prestamos um vasto conjunto de serviços, entre eles o desenvolvimento de projetos de I&DT em conjunto com universidades para um sector fortemente exportador que gera um volume de negócios na ordem dos 400 milhões de euros, valor este realizado pelas cerca de 60 empresas que existem no país, sendo que mais de 80% delas têm unidade fabril em Alcanena”, sublinha Alcino Martinho, diretor-geral deste interface entre os fabricantes de pele para grandes indústrias como as do calçado, automóvel, marroquinaria e vestuário, e o sistema científico e tecnológico.

A marca tem como destinatários as indústrias do cluster do couro e o tecido económico regional e oferece um conjunto de serviços a empresas e outras entidades em diversas áreas, a saber: I&DT – Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Sustentabilidade, Ambiente e energia; Laboratórios; Sistemas de gestão, certificação e normalização; Segurança alimentar; Indústria 4.0, automação e digitalização; Formação Profissional; e Estudos e Projetos.

O CTIC, que é certificado pelo Instituto Português de Acreditação, I.P. (IPAC) e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), completa este ano o seu 30.º aniversário de atividade (7 de junho de 1994, data de fundação), e tem como associados as empresas, a Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes (APIC), o IAPMEI e o IPQ. 


Designação empresa: CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias de Couro

Setor: Curtumes

CAE: Outras atividades de Consultoria, científicas, técnicas e similares, n.e. Outras atividades de consultoria para os negócios e para a gestão. Atividades de ensaios e análises técnicas. Formação profissional.

Concelho: Alcanena

Diretor Geral: Alcino Martinho

Produtos/serviços: I&DT – Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. Sustentabilidade, ambiente e energia. Laboratórios. Sistemas de gestão, certificação e normalização. Segurança alimentar. Indústria 4.0, automação e digitalização. Formação profissional. Estudos e projetos.