A Olitrem S.A., fabricante da prestigiada marca de refrigeração Marecos, vai realizar, nos dias 5, 6 e 7 de março, a sua Convenção 2024, em Tremês, um acontecimento bienal que já não se fazia desde 2020 e que junta na região escalabitana os maiores “players” do setor. 

Ao longo dos três dias, o evento irá ter dois temas distintos: o primeiro (5 de março), mais direcionado para o setor da Saúde; e os restantes (6 e 7 de março) totalmente dedicados ao canal Horeca.  

A empresa, com esta convenção, comemora seis décadas de sucesso, inovação e compromisso da marca Marecos, apresentar os novos produtos, e apresentar os catálogos Olitrem, Marecos e Medgree 2024/2025 a clientes e parceiros.  

Presente em 35 mercados divididos por três continentes, a Olitrem tem vindo a investir na inovação e atualização das suas instalações, equipamentos e produtos,  contando atualmente  com  210  colaboradores,  numa área produtiva de 25.000 m². 

Desde a sua fundação, há 60 anos, em Luanda, Angola, a marca Marecos tem sido uma referência no mercado, e a Convenção Olitrem 2024 é uma oportunidade para reconhecer e agradecer a todos aqueles que contribuíram para o seu sucesso ao longo das décadas. 

A Marecos Lda. foi fundada no dia 5 de março de 1964 na cidade de Luanda, Angola, por Armando Marecos Ferreira. Fabricou e desenvolveu equipamento de frio, nas variantes comercial, transporte e industrial, tendo atingindo grande dimensão e prestígio, ainda hoje reconhecido naquele país. Por razões sociopolíticas, surge a necessidade da sua deslocalização para Portugal, em 1974, com a designação de Frio Marecos Lda. 

Em 1987 é criada a Olitrem – Sociedade de Destilação de Óleos de Tremês tendo como principal objetivo a “Extração de óleos Vegetais para Perfumaria”. Em 1993 a Olitrem alarga os seus horizontes à representação, construção e reparação de equipamento de frio, passando gradualmente a ser esta a sua principal atividade.  Adquire então os direitos da marca registada “Marecos”, fazendo uma atualização de nome e de pacto social, no ano de 1999, para Olitrem, Indústria de Refrigeração, S.A. 

Em 2014 a empresa investe em dois novos ramos de negócio visando diversificar as suas áreas de atuação:  a fabricação de mobiliário neutro em inox, com uma equipa especializada  no  desenvolvimento  desde  tipo  de  produtos, e a  transformação  de matérias plásticas através da extrusão e transformação, abastecendo as necessidades da empresa e permitindo o fornecimento a outros parceiros de negócio. 

Houve um rebranding em 2022 da marca Marecos para a área de hotelaria e bebidas, e a criação da marca Medgree, esta destinada aos equipamentos específicos para o sector da saúde. 

Fonte: Olitrem S.A. / comunicado