Business Beyond Borders I
2015 - 2016 | Bussiness Beyond Borders I
A conjuntura actual do país mantém como imperativo o apoio às PME, no esforço de internacio-nalização e aumento das suas exportações. Com este objectivo, o projecto de internacionalização Business Beyond Borders, lançado em Junho de 2015, consiste no apoio à promoção internacional das empresas com efectivo potencial exportador auxiliando-as na necessária e urgente reorientação das suas estratégias de desenvolvimento para os mercados externos. O seu foco são as PME localizadas nas regiões de convergência sem experiência ou com fraca intensidade exportadora em mercados externos e com produtos ou serviços transaccionáveis.
O projecto conjunto “Business Beyond Borders” visa reforçar a capacitação empresarial das PME através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os factores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora, bem como a visibilidade internacional. Como tal, o “Business Beyond Borders” contempla quer a componente de capacitação das empresas (através de estudos gerais e sectoriais de cada mercado/país prioritário, consultoria personalizada, traduções, utilização de novas tecnologias de informação e comunicação) quer a participação em missões empresariais inversas (deslocação de compradores/investidores estrangeiros a Portugal, para estabelecerem contacto com empresários portugueses) e externas aos países considerados no projecto.
Esta iniciativa é co-financiada pelo FEEI, no âmbito do Portugal 2020, ao abrigo do COMPETE 2020, e está abrangida pelo Regulamento Geral dos FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 159/2014, de 27 de Outubro e do RECI – Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, publicado em anexo à Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de Fevereiro. Nº de empresas a envolver: 100
Veja aqui as Condições de Participação.
Resultados do Projecto Business Beyond Borders I
Internacionalização
As iniciativas desenvolvidas pela AIP-CCI em 2016 na área da Internacionalização envolveram cerca de 380 empresas, entre ações de capacitação para a internacionalização e de acesso a mercados internacionais. À imagem do exercício anterior, a conjuntura da economia portuguesa manteve como imperioso o incentivo à internacionalização das PME nacionais. O apoio prestado à promoção internacional das empresas focou-se no contacto com potenciais parceiros quer no exterior (missões empresariais) quer no país (missões inversas/vinda de importadores e investidores estrangeiros), no âmbito do projeto Business Beyond Borders e na realização de encontros empresariais e visitas institucionais de delegações internacionais.
BUSINESS BEYOND BORDERS – 1ª Edição
Missões Empresariais ao exterior
Durante o 1º semestre de 2016, e como preparação para as missões empresariais ao exterior, foram realizados os workshops “Mercados para Exportação”, com o apoio da AICEP e das Embaixadas em Portugal, relativos aos mercados da Guiné Equatorial, África do Sul, Irão e EUA (Califórnia). O ciclo contou com a participação de um total de 90 presenças empresariais. Prosseguindo a estratégia definida de abordagem aos mercados prioritários através de visitas com agendamentos personalizados às necessidades de cada empresa, foram realizadas 7 missões empresariais em 2016, envolvendo um total de 42 empresas.
- Colômbia / Bogotá + Medellín, de 30 de Janeiro a 6 de Fevereiro
- Moçambique / Maputo, de 17 a 23 de Abril
- Cabo Verde / Praia + Mindelo, de 22 a 26 de Maio
- Guiné Equatorial / Malabo + Bata, de 19 a 24 Junho
- Estados Unidos da América / São Francisco, de 19 a 23 de Setembro
- África do Sul / Joanesburgo + Pretória + Durban + Cabo, de 8 a 15 de Outubro
- Timor-Leste / Díli, de 11 a 17 de Dezembro
As várias missões contaram com encontros bilaterais, com empresários locais, mas também com reuniões institucionais ao mais alto nível com ministros dos governos locais, câmaras de comércio, embaixadas de Portugal no exterior e AICEP. Entre estas missões, destaca-se a que ocorreu a Silicon Valley nos EUA. Foram estabelecidos contactos com algumas das melhores empresas tecnológicas a nível mundial, e conheceram-se novas tendências em matéria de IOT (Internet of Things), Indústria 4.0 e inteligência artificial. A missão teve contatos com a Google, Intel, Flex, Datastax e Sales Force.
Missão inversa
A 2ª edição do Portugal International Business Meeting ocorreu no Hotel Marriott em Lisboa entre os dias 29 e 30 de Novembro, desta vez contando com 72 empresas nacionais e 125 importadores e investidores estrangeiros. Entre os 25 mercados presentes, os mais representados foram Brasil, Colômbia, China, Moçambique e México. À imagem da edição anterior, os principais setores que marcaram presença foram o agroalimentar e Bebidas; Construção (materiais e serviços) e Lar (decoração, têxteis-lar, cerâmica, vidro, mobiliário de interior e exterior).
ENCONTROS EMPRESARIAIS
A AIP-CCI recebeu durante 2016 representantes de diferentes governos estrangeiros acompanhados de delegações empresariais, destinadas ao estabelecimento de parcerias comerciais com empresas portuguesas. De forma a equilibrar as vertentes institucionais e empresariais destes momentos, a AIP-CCI desenvolveu um modelo misto que consiste na realização de um seminário alargado introdutório, ao qual se seguiram reuniões bilaterais em sala.
Encontro Empresarial Portugal-Zimbabué, a 20 de Outubro, onde foi recebida a Ministra das PME do Zimbabué, Sithembiso Nyoni, e uma delegação de 20 empresas dos setores da agroindústria, banca e investimento, construção, energia, TIC e turismo. O evento foi participado por 18 empresas nacionais.
Encontro Empresarial Portugal- Rep. Checa, a 15 de Dezembro, que complementou a visita institucional patrocinada pelos Presidentes da República e envolveu 15 empresários checos e 70 empresas portuguesas dos seguintes sectores: Consultoria, agroalimentar, TIC, farmacêutica, engenharia, calçado, transportes, entre outros.
Seminário Emirados Árabes Unidos - À imagem do ano anterior, a AIP foi parceira da Saif Zone, zona franca do emirado de Sharjah (Emirados Árabes Unidos) que contou com 88 empresas em seminário, das quais 53 em networking lunch e 22 em encontros b2b.
VISITAS INSTITUCIONAIS E REPRESENTAÇÕES NO EXTERIOR
A AIP esteve presente nos seguintes eventos:
- I Fórum Económico Global da CPLP, que teve lugar entre os dias 25 a 27 de Fevereiro em Díli, Timor-Leste.
- Assembleia da AICO - Entre os dias 7 e 8 de Novembro que se realizou em Sevilha e à qual assistiram representantes de mais de 20 países ibero-americanos. A participação da AIP neste Congresso, que debateu o tema “Empreender na Era Digital”, contou com uma delegação de 8 empresas portuguesas da área das novas tecnologias.
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