Os principais resultados e benefícios dos projetos e produtos que a XR.Lab Tecnologia, nova associada da AIP, desenvolve com recurso a tecnologias imersivas são a diminuição de acidentes, o aumento da perceção dos riscos e a redução de custos nos sectores da indústria, mineração, energia, saneamento, petróleo e gás, engenharia, logística e entretenimento.

Operando em Portugal desde 1 de Março de 2023 e com sede na cidade de Vila Nova de Famalicão, integra o XR.Lab Group, empresa criada em 2015, no Brasil. Concebe projetos e produtos utilizando a Realidade Estendida (em inglês, Extended Reality, tipicamente abreviado para XR), que combinam ambientes reais e virtuais, onde ocorrem interações entre humanos e máquinas. Este conceito inclui tecnologias como a Realidade Aumentada (Augmented Reality, AR), Realidade Virtual (Virtual Reality, VR) e Realidade Misturada (Mixed Reality, MR). O portefólio inclui ainda vídeos 360 graus, impressão 3D e apps para dispositivos móveis. 

“Toda essa tecnologia é utilizada para criar projetos e produtos destinados à formação e capacitação na indústria, originando resultados e benefícios como a diminuição de acidentes, o aumento da perceção de riscos e a redução de custos”, garantem Rodrigo Alves Gomes e Leonardo Dicker, respetivamente, CEO e CPO da XR.Lab Tecnologia.

Explicam que as plataformas de formação que desenvolvem simulam virtualmente ambientes reais, e incidem no treino, inspeção e comportamento do operador: “Isso gera retenção de conhecimento e mitigação dos problemas ligados ao alto “turnover” das equipas. No ambiente virtual estão presentes todos os passos e equipamentos relevantes para que operadores possam ser treinados com segurança, de forma assistida e/ou independente”. 

A XR.Lab fornece desde grandes empresas multinacionais brasileiras, como a Vale S.A. e a Telefónica, a indústrias de menor dimensão, “todas elas interessadas em investir em maior segurança nas suas operações, minimizar ao máximo o número de acidentes e reduzir os custos com formação e capacitação dos trabalhadores”.

Quase a completar um ano de idade no “país irmão”, a XR.Lab participou como expositora no WebSummit, aproximando-se do mercado português e europeu com soluções inovadoras e geradoras de valor através de marcas próprias: XR.Lab Mining, XR.Lab Utilities, XR.Products e XR.Lab Play.


Designação da empresa: XR.LAB TECNOLOGIA 

Sector: Indústria. Mineração. Energia. Saneamento. Petróleo e gás. Engenharia. Logística. Entretenimento.

CAE: Atividades de programação informática.

Concelho: Vila Nova de Famalicão.

Administradores: Rodrigo Alves Gomes (CEO). Leonardo Dicker (CPO).

Produtos/Serviços: Realidade Estendida (XR). Realidade Virtual (VR). Realidade Aumentada (AR). Vídeos 360 graus. Impressão 3D. Apps para dispositivos móveis. Marcas próprias – XR.Lab Mining, XR.Lab Utilities, XR.Products e XR.Lab Play.