A startup portuguesa Sensei, que desenvolve lojas autónomas através do uso de inteligência artificial e visão computacional, anunciou, em comunicado divulgado esta quarta-feira, dia 23 de outubro, que captou uma ronda de financiamento Série A, no valor de 15 milhões de euros, para consolidar a sua presença europeia. A empresa prevê a criação de 1.000 novos pontos de venda autónomos e a entrada em novos mercados, no centro e norte da Europa, até 2026.
Liderada pela portuguesa BlueCrow Capital, e com a participação da Lince Capital, da Explorer Investments, e do fundo de investimento latino-americano Kamay Ventures, que pertence à Coca-Cola Company e ao Grupo Arcor, a ronda vai permitir à Sensei, pioneira europeia em tecnologia para retalho autónomo, crescer dentro dos mercados de Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil, em que já tem presença, e acelerar a sua expansão na Europa.
O financiamento vai ainda possibilitar o reforço da equipa em 30% no próximo semestre, para garantir um crescimento estável e assegurar o acompanhamento operacional dos clientes.
A acompanhar a ronda, com um reforço de capital, estiveram ainda a Techstars Ventures - fundo de investimento americano – e a Metro AG – multinacional alemã que opera lojas de cash&carry em mais de 58 países –, investidores da Sensei desde a ronda Pre-Seed, em 2017. Juntaram-se ainda Diogo Mónica – presidente do unicórnio americano Anchorage Digital – e João Graça – fundador e CTO da Unbabel – como “business angels”.
Vasco Portugal: “Tecnologia quase invisível com impacto gigante no negócio”
“Somos obcecados por criar a melhor experiência de loja para cada retalhista com quem trabalhamos. Desenvolvemos uma tecnologia quase invisível que integramos em loja, mas com um impacto gigante no tempo e experiência de compra de cada cliente, e na eficiência da loja e do negócio”, afirma Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.
A Sensei, através de visão computacional, sensores e algoritmos de inteligência artificial, oferece uma experiência de loja idêntica à habitual (mercearia, frutas e vegetais a peso, padaria ou mesmo máquinas de café self-service), mas sem a fricção da fila e do pagamento.
A apresentação, em tempo real, da lista de compras para pagar em loja é o ponto de diferenciação face aos vários concorrentes - o cliente entra no ponto de venda, faz as suas compras e, no final, “magicamente”, tem acesso à lista de compras no ecrã, dispensando o registo manual de cada um dos itens, mantendo as opções de pagamento, via cartão, dinheiro ou app. Uma nova forma de fazer compras, quase tão simples como ir à despensa de casa.
Mantendo a privacidade e a identidade dos clientes anónima durante as suas compras. O produto da empresa melhora a experiência de compra do cliente, enquanto permite uma poupança substancial aos retalhistas — solucionando diretamente ineficiências como os custos de checkout e as roturas de stock.
António de Mello Campello, partner da BlueCrow Capital: “Sensei tem potencial para liderar o retalho autónomo a nível mundial”
“A inteligência artificial, como assistimos nos últimos meses com o sucesso do ChatGPT, em termos gerais, e nos vários setores, está a transformar diversas indústrias, e na BlueCrow acreditamos que o retalho é uma das maiores oportunidades e está prestes a ser disruptiva”, salienta António de Mello Campello, partner da BlueCrow Capital.
“A Sensei tem demonstrado ser uma das melhores do setor, tem feito um percurso longo e de grande desenvolvimento nos vários setores associados a esta transformação, com potencial real para liderar o retalho autónomo a nível mundial”, prevê António de Mello Campello. “Estamos muito satisfeitos por termos tido a oportunidade de liderar esta ronda e por fazer parte deste projeto, confiantes no seu sucesso a muito médio prazo. A revolução está já a chegar às nossas cidades!”.
Para além do desenvolvimento da tecnologia, a empresa quer focar o seu crescimento numa experiência diferenciadora, continuando a trabalhar com os retalhistas para oferecer projetos personalizados e adaptados às diferentes realidades, possibilitando ao retalhista conhecer a sua loja como nunca conheceu antes.
Essa experiência personalizada tem vindo a ser desenvolvida com clientes como a Galp, em que leva a experiência Sensei aos escritórios Allo, através de uma loja no piso de entrada e “cabinets” nos diferentes andares, ou a Brisa, onde ela chega às estações de serviço, com loja e também “cabinets”.
Gabriela Ruggeri, managing partner da Kamay Ventures: “Expandir a solução tecnológica na América Latina”
“Acreditamos na equipa liderada por Vasco Portugal para consolidar o crescimento e a presença da Sensei no setor do retalho autónomo, bem como para expandir a solução tecnológica desenvolvida pela empresa na América Latina, consolidando a sua influência no setor”, sublinha Gabriela Ruggeri, Managing Partner da Kamay Ventures.
Sensei foi a primeira na Europa e Brasil com lojas 100% autónomas
A Sensei tem como missão humanizar o retalho autónomo. Foi a primeira empresa tecnológica a inaugurar lojas totalmente autónomas na Europa e no Brasil. Através de uma infraestrutura avançada que combina IA, visão computacional e fusão de sensores, a Sensei oferece aos retalhistas a possibilidade de conhecerem as suas lojas como nunca. Com os dados e insights gerados, é possível aumentar a eficiência operacional e reduzir custos dos retalhistas.
Fundada em 2017 por Vasco Portugal, Joana Rafael, Nuno Moutinho e Paulo Carreira, a Sensei conta com uma equipa de 70 pessoas e já angariou um total de 21 milhões de euros em financiamento de capital de risco.
Fonte: Sensei (comunicado)