O Presidente da Direção acompanhou o Ministro da Economia, Prof. Costa e Silva, numa visita à empresa Salsicharia da Gardunha que tem sido apoiada pela AIP nos projetos de investimento que tem efetuado.
Destacam-se nestes projetos, os investimentos na componente energética da linha produtiva; redução de emissões; sistemas de visão artificial; sistemas de computação avançada, sensores e eletrónica avançada; utilização de IA na gestão do planeamento; soluções de armazenamento em nuvem; etc.
Caso fosse possível reforçar as linhas do PRR que permitem enquadrar este tipo de investimento na indústria transformadora, e complementar desta forma o forte investimento do PRR nas agendas mobilizadoras, os seus efeitos na transformação da economia nacional seriam significativos.
Dada a forte procura por parte das empresas neste tipo de investimento, talvez fosse de equacionar a reafectação dos montantes do PRR aos investimentos em “chão de fábrica” na indústria transformadora, em detrimento de alguns investimentos na administração pública e nas universidades (nomeadamente os que estão a ser utilizados com a componente de betão).
O atraso na apreciação e aprovação das candidaturas, e a evolução da conjuntura económica internacional que fez aumentar os preços de todos os componentes e equipamentos dos investimentos candidatados, provoca sérios problemas de execução nas empresas.