A Olitrem, empresa de Santarém especializada na produção de equipamentos de refrigeração, foi palco da visita de uma delegação da AIP, liderada por José Eduardo Carvalho e constituída pelos diretores operacionais, no dia 26 de fevereiro. Integrada na iniciativa da AIP “Roteiro pela indústria transformadora”, esta visita tem por objetivos reconhecer e enaltecer a excelência da gestão empresarial e proporcionar aos diretores da AIP o conhecimento direto da realidade das empresas e das suas necessidades, a fim de ajustar os projetos e o plano de atividades da associação.

Empresa familiar já na terceira geração, a Olitrem nasceu da Marecos Lda., empresa fundada por Armando Marecos Ferreira, em 5 de março de 1964, na cidade de Luanda, estando, pois, a comemorar 61 anos de atividade.

Enquanto líder de mercado, e com 70 por cento da produção destinada a mercados de exportação, a Olitrem faz uma aposta em produtos de elevado valor acrescentado, de forma que o crescimento da faturação não dependa do aumento da produção, mas antes de produtos diferenciados, com um maior preço de venda. Em 2024, o volume de negócios consolidado situou-se nos 25 milhões de euros. 

A empresa conta atualmente com uma equipa de 233 colaboradores, dispõe de uma área produtiva de 25 mil metros quadrados e exporta diretamente para 32 países, em três continentes. 

Em 2009, a Olitrem iniciou o desenvolvimento da primeira linha de equipamentos de frio profissional direcionados para a área da saúde, com a marca Medgree, e, em 2014, investiu em dois novos ramos de negócio visando diversificar as suas áreas de atuação: a fabricação de mobiliário neutro em inox, com uma equipa especializada para o desenvolvimento desde tipo de produtos, e a transformação de matérias plásticas através da extrusão e transformação, abastecendo as necessidades próprias e permitindo o fornecimento a outros parceiros de negócio.

 A empresa faz uma aposta contínua na inovação e na sustentabilidade e tem como foco a expansão da sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento de soluções focadas na redução do consumo energético e na minimização do impacto ambiental. Conta com laboratórios próprios que permitem não apenas simular as diversas condições de utilização dos equipamentos (como temperatura e humidade), como testar os equipamentos de acordo com as normativas em vigor.