O Presidente da Direção da AIP esteve presente na visita de uma delegação angolana, composta por responsáveis de ensino técnico de formação profissional de Angola.
Esta visita de estudo fez parte do projeto RETFOP - Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola, financiado pela União Europeia e gerido por Camões e Expertise France. O objetivo primordial deste projeto é contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens angolanos, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e com maior empregabilidade, facilitando assim a transição dos diplomas do ensino técnico e da formação profissional para o mercado de trabalho.
A EPVT desempenhou um papel ativo neste projeto, em colaboração com a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), sobretudo no desenho das qualificações profissionais que integram o Catálogo Nacional de Qualificações de Angola nas áreas da Restauração e Turismo. Durante cerca de um ano, formadores e peritos da EPVT estiveram empenhados na elaboração dos respetivos referenciais, tanto em Portugal como em Angola.
Após uma reunião de trabalho, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a demonstrações práticas dos instrumentos de aprendizagem desenvolvidos para o sistema de qualificações de Angola, num ambiente acolhedor proporcionado pelo restaurante pedagógico da escola, o Claustrum. Tratou-se do momento de Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos finalistas dos cursos profissionais Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Técnico/a de Restaurante/Bar.
A Diretora da escola, Maria Salomé Rafael, membro da Direção da AIP, além desta, é também proprietária e assegura a gestão das seguintes escolas: Escola Profissional de Salvaterra de Magos, Escola Profissional de Coruche e Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa.