Foram 23 as primeiras PME, de um total de 452, a consolidar um cibercheck-up com plano de melhorias individual faseado na área da cibersegurança. A ação decorreu no workshop ‘A sua empresa está segura contra ataques cibernéticos?´, dia 10 de dezembro, em Palmela. A iniciativa foi organizada pela AIP, enquanto membro do Consórcio do Centro Regional de Competências de Cibersegurança da Área Metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo, e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Palmela.
No âmbito do PRR, o Centro Regional de Competências (com sede em Oeiras e gerido pelo consórcio liderado pela Universidade Autónoma e composto ainda pela AIP, Câmara Municipal de Oeiras, e Instituto Politécnico de Setúbal) tem como objetivo capacitar 452 empresas e entidades públicas até março de 2026, conduzindo-as a mudanças significativas e ao alcance de um estádio de maturidade superior em termos de cibersegurança. Durante o próximo ano estão previstos ciclos de workshops temáticos em toda a região.
As intervenções no workshop ficaram a cargo de Paulo Caldas, diretor da AIP, José Barreira Martins, diretor da Câmara Municipal de Oeiras, Carlos Domingues, coordenador IT e Cibersegurança da Datacolab e Pedro Alves, especialista em Cibersegurança do Instituto Politécnico de Setúbal.