A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), em parceria com a APDE – Associação de Desenvolvimento Criativo, vai apoiar a internacionalização das empresas da Região Centro. Através do Programa Operacional Regional Centro, a quem compete aprovar este projeto, serão realizadas múltiplas ações com vista ao aumento das exportações, ao fomento da internacionalização e à atração do investimento estrangeiro.
Através do “Centro Global – Conectar Mercados & Expandir Horizontes”, um projeto da autoria da AIP e da APDE (entidade que está na génese do Porto Digital Europa, em Aveiro), serão realizados, numa primeira fase, estudos dos mercados-alvo e do seu potencial para a internacionalização das PME da região, visando obter uma análise detalhada e tendências dos mercados-alvo, bem como a identificação de oportunidades de mercado e recomendações de acesso.
No seguimento destes estudos, será criada uma rede digital multissetorial, que envolverá 200 PME da Região Centro, e que permitirá a conexão com parceiros internacionais e a demonstração dos seus produtos e/ou serviços num ambiente interativo.
Pretende-se que, posteriormente, sejam realizadas apresentações internacionais dos produtos e serviços das empresas, através da plataforma digital criada, junto de potenciais investidores e clientes nos diferentes mercados, de forma a encontrarem parceiros, ideias e trocarem experiências com as contrapartes internacionais.
O projeto, uma parceria entre a AIP e a APDE, prevê a organização de missões empresariais ao Brasil, Colômbia, Irlanda, Marrocos e República Checa, focadas em reuniões com contrapartes locais, previamente selecionadas de acordo com os interesses das PME nacionais, para identificação de oportunidades de negócios e estabelecimento de contactos estratégicos com potenciais parceiros e clientes.
Além disso, este projeto prevê a participação das empresas portuguesas numa das maiores feiras multissetoriais de Marrocos e num certame especializado em equipamentos de catering, equipamentos de restauração e hotelaria, alimentos e bebidas, a realizar-se na República Checa. Serão ainda realizadas missões de prospeção, com visitas a feiras multissetoriais e importadores locais, nos mercados da Colômbia e da República Checa.
Este projeto, que tem como horizonte temporal de implementação o ano de 2026, contempla ainda a organização de uma missão empresarial inversa multissetorial trazendo potenciais clientes, investidores e parceiros internacionais para conhecerem de perto os produtos da Região Centro.