Depois de na semana passada a AIP ter participado no “Forum d’Affaires Ibero-Marroquino” em Casablanca, no qual estiveram presentes o ministro da Indústria e Comércio e o ministro da Transição Energética de Marrocos, a AIP e a AIRO organizaram uma missão inversa de empresários marroquinos, que decorreu entre os dias 27 e 29 de maio, nas Caldas da Rainha.


A delegação foi recebida na Câmara Municipal das Caldas da Rainha pelo Presidente Vitor Marques. Na sessão, o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, salientou o facto de Marrocos ser o primeiro país africano em energia renovável, o terceiro país de África que oferece melhores condições para a atividade empresarial, o primeiro país africano em termos de infraestruturas e de conectividade, e segundo mercado mais atrativo para o IDE em África.


Esta missão insere-se no projeto “Home Style Trends”, destinado a promover produtos e serviços de empresas portuguesas e marroquinas da fileira "maison et objet".


Neste encontro empresarial, o presidente da AIP teve ainda oportunidade de se referir a mais dois projetos que a associação irá dinamizar no mercado marroquino: um, que pretende criar um HUB Digital no domínio da internacionalização, envolvendo o Brasil, Portugal e Marrocos; e outro, com o objetivo de internacionalizar empresas agroalimentares nos mercados de Marrocos, a Tunísia e a Argélia.


O programa da missão inversa contou ainda com um "showroom" de mostra de produtos das empresas portuguesas e marroquinas envolvidas no projeto, e ainda com reuniões B2B.