Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria

A apoiar as empresas desde 1837

A Associação Industrial Portuguesa (AIP), fundada em 28 de janeiro de 1837, conforme estatutos aprovados nessa data, foi sempre uma Associação de âmbito nacional, cujo objetivo primeiro é o de contribuir para o progresso das empresas e das associações nela filiadas, nos domínios técnico, económico, comercial, associativo, cultural e social.
Entidade privada sem fins lucrativos, com estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, a AIP, juntamente com as associações empresariais regionais, instituiu uma rede de proximidade às empresas.

Na prossecução desses objetivos propõe-se defender os interesses das empresas portuguesas, dinamizar o tecido empresarial português, contribuir para o fortalecimento do associativismo empresarial e fornecer serviços de qualidade a empresas e associados.
Desde sempre, a característica mais marcante da AIP foi a capacidade de projetar uma visão sobre o futuro, associada a projetos de mudança e de modernização, afirmando-se como uma instituição aberta à sociedade e participando ativamente na evolução socioeconómica e cultural do país.
De destacar da sua atividade, o apoio aos associados, designadamente ao nível dos projetos de formação e investimento, assim como a defesa dos legítimos interesses e direitos e a representação dos seus associados a nível local, nacional e internacional. 

A nossa história

Ao longo dos anos, a Associação Industrial Portuguesa tem sido protagonista de momentos e factos que marcam a sua história.

1837

Fundada em 28 de Janeiro, conforme estatutos aprovados pela Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, com a assinatura de Passos Manuel, a Associação Industrial Portuguesa é uma das primeiras manifestações de associativismo empresarial.

1860

Em 20 de Março, a AIP reinicia as suas actividades - entretanto interrompidas pelas convulsões políticas da época - sob o nome de Associação Promotora da Indústria Fabril (APIF).

1861/1863/1865

Promove importantes exposições industriais, inaugurando, assim, uma das suas principais vertentes: a promoção de feiras industriais. Neste período, dá-se início à publicação de uma série de livros denominada "Biblioteca das Fábricas".

 1886

Em 29 de Março, a AIP retoma a designação de Associação Industrial Portuguesa.

1888

Em Junho realiza-se a Exposição Industrial Portuguesa, com a presença de 1214 expositores do continente e ilhas, considerada um dos factos mais importantes da vida económica da época.

1889

Organiza a representação de Portugal na Exposição Universal de Paris, onde os industriais portugueses dão testemunho da sua capacidade empresarial, numa manifestação sem precedentes que assinala o triunfo da máquina a vapor sobre o trabalho manual.

1903

Apresenta um plano de acção a desenvolver no âmbito do fomento da indústria e da economia nacional. O plano, que pressupunha uma industrialização acelerada em Portugal, deveria ser executado em colaboração com a Administração Pública.

1911

A pedido da administração central a AIP colabora na redacção da "Lei do Descanso Semanal", com base nos resultados de um inquérito directo junto das empresas.

 1918

Com o intuito de incentivar o ensino industrial em Portugal, a AIP criou dois prémios anuais para dois institutos do referido ensino. Um destes prémios destinava-se ao aluno do Instituto Superior Técnico que mais se distinguisse no seu projecto final; o outro prémio, aos dois melhores alunos da Escola Marquês de Pombal.

1921

Participa no 1º Congresso Nacional, que decorreu no Porto, entre 26 e 28 de Novembro.

1923


Organiza o Congresso das Associações Comerciais e Industriais de Portugal, cujo espírito de unidade e mobilização traduziu a atitude firme e consequente dos empresários face às dificuldades que o País atravessava no rescaldo da 1ª Grande Guerra.

1928

Em Março tem início a publicação da revista mensal "Indústria Portuguesa", que a par de artigos de carácter técnico, de estatísticas referentes a vários ramos da indústria e de indicações da maior utilidade para os industriais, vêm inseridos relatos de muitos dos trabalhos associativos que as mais de 50 secções de carácter sectorial produziam. Esta publicação cessou a sua actividade em Dezembro de 1974.

1929

Realiza em Outubro de 1929 a "Feira de Amostras do Estoril", onde foram representados mais de uma dezena e meia de sectores da indústria nacional.

1930

Realiza, no Rio de Janeiro, a "Feira de Amostras de Produtos Portugueses". O certame decorreu de 4 de Outubro a 16 de Novembro daquele conturbado ano da vida política brasileira.
O pavilhão onde decorreu esta exposição foi mais tarde desmontado e trazido para Lisboa, a expensas da AIP, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, sendo depois erguido no parque Eduardo VII. Ali se realizou, em 1932 e 1933 a "Grande Exposição Industrial Portuguesa". Este edifício, que ainda hoje existe, é o Pavilhão dos Desportos de Lisboa, denominado Pavilhão Carlos Lopes.

1931

De 9 a 14 de Novembro, a AIP leva a efeito a "Semana do Trabalho Nacional", iniciativa coroada de êxito em que não só se conseguiu chamar a atenção do País para os produtos portugueses, como ainda contou com a colaboração do comércio lojista.

1932/1933

Realiza-se em Lisboa, em duas fases (Setembro a Novembro de 1932 e de Junho a Outubro de 1933), a "Grande Exposição Universal Portuguesa", promovida pela AIP.
No decorrer desta Exposição foi igualmente realizado o I Congresso da Indústria Nacional (entre 8 e 15 de Outubro de 1933), que contribuiu para um amplo debate sobre a situação de indústria nacional em Portugal.

 1935

A realização do "Cortejo do Trabalho Nacional", integrado nas festas da cidade de Lisboa, marcou a participação da AIP na vida económica nacional da época.

1937

Participa na "Exposition Internationale des Arts et Techniques dans la Vie Moderne", em Paris.

1939

Publica o "Guia da Produção Industrial Portuguesa", documento importantíssimo pela extensa informação que contém, permitindo, no entanto, uma fácil consulta.

1941

A AIP adquire uma nova sede na Av. da Liberdade, em Lisboa.

1949

Em Novembro promove a Feira das Indústrias Portuguesas, em Belém, onde estiveram representados sectores importantes da indústria nacional.

1950

Realiza, em Belém, entre 3 de Junho e 9 de Julho, o 2º ciclo da FIP - Feira das Indústrias Portuguesas.

1952


Realiza a Exposição Industrial de Goa.

1953


É realizada em Angola, pela AIP, a Feira das Indústrias de Luanda.

1956

Realiza a Feira das Indústrias de Lourenço Marques (Moçambique).

1957

Promove a realização do II Congresso da Indústria Portuguesa e dos Economistas.
Em 26 de Maio são inauguradas as instalações da Feira das Indústrias Portuguesas, na Junqueira.

1960


Decorre de 9 a 23 de Junho a 1ª Feira Internacional de Lisboa, verificando-se assim a internacionalização da FIP.
Em Outubro, a FIL é admitida na UFI - União das Feiras Internacionais, durante um Congresso realizado em Casablanca.

1962

A sede social da AIP passa definitivamente para a Junqueira.

1963

Em Maio é constituído o Departamento de Produtividade da AIP-COPRAI.

1968

Em Junho é editado o "Guia de Investimento em Portugal". Em Outubro decorre em Lisboa o 35º Congresso da UFI.

1969

Apoia a criação da APQI - Associação Portuguesa para a Qualidade Industrial.

1970

Realização, em Março, do Colóquio de Política Industrial, iniciativa histórica que reuniu mais de 700 participantes.

1972

Constituída, em Novembro, no âmbito da AIP, a CAIPA - Comissão Permanente para o Ambiente.

1976

Promove a IX Assembleia de Comércio Ibero-Americano e Filipino.

1979

Por declaração do Governo, publicada no Diário da República, a AIP é reconhecida como "pessoa colectiva de utilidade pública".

1980

Realiza-se na AIP a escritura pública do CNAE - Conselho Nacional das Associações Empresariais, com vista à acção concertada das quatro associações fundadores: Associação Industrial Portuguesa; Associação Industrial Portuense; Associação Comercial de Lisboa e Associação Comercial do Porto.

1981


A AIP é condecorada pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito Agrícola e Industrial.
É criada a CAIPMEI - Comissão da AIP para as Pequenas e Médias Empresas Industriais.

1982

Constituição do Núcleo de Indústrias de Defesa (NID) e do Núcleo da Actividade de Transporte (NAT).
Em Maio promove as 1as Jornadas da CAIPMEI, em Ofir.
Criação da CESCAIP - Conselho Económico e Social da AIP.

1983

Constituição do NERA - Núcleo Empresarial da Região do Algarve.

1984

Realização do 1º Salão de Criação de Empresas.
Criação do NERGA - Núcleo Empresarial da Região da Guarda e da CAIPCEE - Comissão da AIP para a Adesão às Comunidades Europeias.

1985

Constituição dos núcleos empresariais das regiões de Bragança, de Leiria e de Portalegre (NERBA, NERLEI e NERPOR).

1986

Constituição dos núcleos empresariais das regiões de Setúbal, Castelo Branco e de Évora (NERSET, NERCAB e NERE).
É atribuído à AIP um lugar no Comité Económico e Social da CEE.

1987

A AIP é condecorada pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique.
Criação do NERLIS - Núcleo Empresarial da Região de Lisboa.
Início da construção do Pavilhão de Congressos.
I Congresso das Actividades Empresariais das Regiões, em Tróia.

1988

Atribuição à Câmara Municipal de Lisboa (CML) do grande colar da AIP.
1ª Feira das Indústrias da Cultura.

1989

II CAER - Congresso das Actividades Empresariais das Regiões, em Albufeira.
Presidente da AIP condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Industrial.
Inauguração do Centro de Congressos da AIP.

1990

Cerimónia de constituição da COEP - Confederação das Organizações Empresariais, em Coimbra.
Cerimónia de inauguração do Eurogabinete da AIP, em 12 de Janeiro, com a presença do Comissário Cardoso e Cunha e do Ministro da Indústria e Energia, Mira Amaral.
Inauguração da delegação permanente da AIP em Bruxelas.
Constituição do INTEMI - Instituto de Novas Tecnologias para a Modernização Industrial, tendo como fundadores a AIP e o LNETI.

1991

Abertura de um escritório de representações em Angola.

1992

Realização do 3º CAER - Congresso das Actividades Empresariais Regionais, em Fátima.

1995


Inauguração oficial do novo Centro de Formação da COPRAI.

1998

Constituição da Associação Parque Junqueira (APJ).

1999

Cerimónia de inauguração das novas instalações da FIL.

2000

Abertura do Centro de Formalidades das Empresas/AIP.
Site de "e-commerce" para PME lançado pela AIP.

2001

Cerimónia de inauguração do novo Centro de Congressos de Lisboa (CCL).

2002

Constituição do Conselho Empresarial de Portugal, no Centro de Congressos, compreendendo a AIP, a AEP, a CAP, a CCP e a CIP.
Criada por escritura a Associação de Feiras Portuguesas, tendo como sócios fundadores a AIP/CCI, a Associação para a Feira Internacional do Porto e o Parque de Exposições de Braga.

2003

Assinatura dos protocolos de criação do NEPE - Núcleo Empresarial de Promoção Externa e do SIE - Sistema de Informação às Empresas.
Apresentação pública do portal AIP.
Criação do CEICA - Conselho Estratégico das Indústrias da Cultura e do Artesanato.
Seminário de apresentação pública da Carta Magna da Competitividade e do Relatório sobre a Competitividade.
Conferência Anual da rede de Euro Info Centres, dedicada ao tema "Adding Value to Business".
Criação do CETIC - Conselho Estratégico das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Criação do CEA - Conselho Estratégico Associativo.

2004

Encontro Empresarial Luso-Espanhol subordinado ao tema "Oportunidades para as empresas portuguesas e espanholas num mundo globalizado", organizado pela AIP/CCI e pela CEOE - Confederação Espanhola de Organizações Empresariais.
Organização do XXXIII Conselho Directivo da AICO e da XXVIII Conferências da CIAC.
Criação da CEP - Confederação Empresarial de Portugal e tomada de posse da Comissão Instaladora.
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) recebe o "Troféu Consagração Turística 2003", atribuído pela Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo .

2005

Escritura de constituição da Fundação “AIP”.

2006

A AIP assume-se como Confederação Empresarial (AIP-CE)

2007

Comemorações do 170º aniversário da AIP
Cimeira empresarial UE-Brasil
Cimeira empresarial UE-África
Cimeira empresarial UE-Rússia
Conselho de Presidentes da BusinessEurope.

2008

IV Congresso das Actividades Empresariais das Regiões (CAER)
Encontro Empresarial Transfronteiriço Luso-Espanhol
Fórum Capital Humano
Projecto MOVE PME
“Opções Estratégicas e Projectos Estruturantes para um Crescimento Sustentado” no âmbito do Dia da Competitividade
Livro “A AIP e o Desenvolvimento de Portugal – Ao serviço das Empresas desde 1837 / Os últimos 60 anos”

2009

8ª Reunião Regional Europeia da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Conferência internacional BIAC / OCDE
“Propostas para vencer a crise”
A AIP-CE, a AEP e a CIP assinam com o Governo, um memorando de entendimento intitulado “Parceria para a Internacionalização das PME – Reforçando a Qualificação, o Investimento e a Inovação”
Projecto e-PME - parceria AIP-CE, Cisco e Portugal Telecom
Protocolo de cooperação com a Confederacion de Organizaciones Empresariales de Castilla y León para apoiar os empresários a expandirem os seus negócios
Realização do Portugal Tecnológico
Conferência “Internacional Creative Learning - Innovation Marketplace”
XX Reunião dos Presidentes de Organizações Empresariais Ibero-americanas (AIP-CE, Organização Internacional dos Empregadores (OIE) e CIP)
Constituída a Confederação Empresarial da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em Bissau.
Estudo “Aprendizagem Informal e Utilização das TIC nas PME Portuguesas” 

2010

Criação do CENA - Conselho Estratégico Nacional do Artesanato
Encontro Empresarial no âmbito da X Cimeira Luso-Brasileira, com a CNI
Conferência “Anatomia de Um Poder Novo”
Assembleia Geral da AIP-CE apoia a criação de nova estrutura associativa de cúpula das empresas portuguesas
Associação Industrial Portuguesa passa a Câmara de Comércio e Indústria e transfere funções de natureza institucional para a nova CIP-Confederação Empresarial de Portugal
“Acordo de Cooperação Empresarial entre Castela e Leão e Regiões Transfronteiriças de Portugal” (CECALE, AIP-CE e Associações Empresariais Regionais)no âmbito de um encontro em Valladolid .

2011

“Culturália-Mostra de Produtos Portugueses” na Sala do Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos
Conferência “Elevar Portugal – Compromisso para a competitividade” e assinatura de Memorando de Entendimento (Microsoft Portugal, AIP-CE e Portugal Telecom)
Sessão de comemoração dos 174 anos da AIP, com entrega de medalhas da AIP a dirigentes associativos, empresários e instituições nacionais de relevo.

2012

Sessão de apresentação das “Oportunidades de Investimento na Região Autónoma dos Açores”, em parceria com a APIA – Agência para a Promoção do Investimento dos Açores
Sessões de Apresentação do "Relatório Único para Comunicação de Dados Ambientais", numa parceria com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Seminário sobre Artesanato, no quadro da FIA, promovido pelo CENA-Conselho Estratégico do Artesanato da AIP, na FIL
Seminário sobre o “Orçamento do Estado”, em co-organização com a BDO
Conferência “Dia da Competitividade”
Sessão de comemoração dos 175 anos da AIP, com uma palestra do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e a entrega de medalhas da AIP a dirigentes associativos, empresários e instituições nacionais de relevo
Seminário sobre o QREN
Seminário sobre o sector da construção
Apresentação dos prémios da Tektónica às empresas, na FIL
Seminário sobre “Investimentos Municipais na Polónia”, em parceria com a Embaixada da Polónia
Fórum “Portugal-Polónia”, com as presenças dos Presidentes dos dois países, em parceria com a Embaixada da Polónia
Seminário sobre os fundos estruturais
Seminário “Portugal a crescer”, sobre emprego e internacionalização, Artesanato, em parceria com o Ministério da Economia
Seminário sobre o 7º Programa-quadro
Primeira Sessão de “Encontros da Junqueira”, com uma conferência de Luís Cabral perante um conjunto de representantes das principais entidades bancárias, gestores, economistas e empresários de topo

2013

Seminário sobre Artesanato, no quadro da FIA, promovido pelo CENA-Conselho Estratégico do Artesanato da AIP, na FIL
Seminário sobre o “Futuro da Economia Portuguesa”, em parceria com o Fórum da Competitividade
Seminário sobre o Orçamento do Estado 
Road-Show com os Embaixadores da América Latina em Coimbra, Leiria, Braga, Évora e Torres Novas, em parceria com a CAL
Apoio às actividades dos Conselhos Estratégicos CENA-Artesanato, CEPAE-Ambiente e Energia, e ao CPC-Conselho Português de Carregadores (Workshop Internacional “Competitive and Sustainable Freight Transport in Europe”, o Curso “O Transporte Marítimo”, audiências parlamentares e uma reunião com a Troika sobre a Lei do Trabalho Portuário)
Seminário sobre competitividade e celebração dos 176 anos da AIP
Convenção Empresarial "Sobreviver e Crescer"
Encontros da Junqueira com Ricardo Reis
Encontros da Junqueira com Sérgio Ribeiro
Encontros na Junqueira com Villas Boas
Road-Show com Embaixadores da América Latina em Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre
Road-Show do Programa "Portugal Sou Eu" em Aveiro, Viseu, Lisboa, Braga, Bragança, Santarém, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Loulé, Portalegre, Beja e Évora.

2014

Stand "Portugal Sou Eu" na Alimentária Lisboa
Workshops: “Reestrutar a empresa para os novos desafios”, “Novas regras de facturação”, “Mercado do Iraque”, “Novo regime de circulação”, “Financiamento para a recapitalização de empresas”, “Parcerias de Negócio com a Áustria, “Bolsas de Investigação para empresas”, “Tecnologias de ponta”, “Aspectos legais e Financeiros das Propostas”, “TIC’s”, “Saude e demografia”, “Energia” .
Stand de promoção da AIP na 8ª edição do "Portugal Exportador", no CCL
Assembleia-Geral da AIP-CCI
Reunião com associados de Setúbal
Lançamento da NERC, Coimbra
Participação do CENA-Conselho Estratégico do Artesanato no Salão de Artesanato da FIL
Fórum be IN
Conferências e Seminários: “Lusofonia Económica”, “Regeneração Urbana”, “BTID Nacional”, “1ºPrograma Quadro”, “Public Procurement”, “IDE em Portugal”, “Reestrutura a empresa”, “COPE”, “Exportar 1ª vez”
Encontros empresariais: mercados do Iraque, Taiwan, Perú
Workshops sobre dez mercados para exportação
Workshops “Orçamento do Estado e Reforma do IRC”, “Práticas Restritivas do Comércio”, “"Novas medidas e benefícios fiscais e apoios comunitários", “Como otimizar a estratégia fiscal das empresas para 2014”,
Road Show Embaixadores da América Latina na Região do Algarve
Open Day Inovempreende em Évora e Portalegre
Ateliers Declic, Projeto “Redes de Inovação”
UE reconhece Plataforma do Empreendedor da AIP como Boa Prática
Tomada de posse dos Órgãos Sociais da NERC.

2015

Be IN “Integrar para Fazer”
"Seminário e Encontros Empresariais China-Portugal", no CCL
Projeto Estágios 3I´S
Projeto “+Design + Valor”
Programa “Menos Energia Mais Eficiência”
Conferência “Oportunidades de Negócio nos Mercados Regionais da Lusofonia”, no CCL
Vales Inovação, Internacionalização, Empreendedorismo e I&DT
Posse dos Órgãos Sociais da AIP para 2015/2018
“Portugal International Business Meeting”
CAMACOL – Latin Chamber of Commerce of the United States e AIP assinam protocolo
Seminários “Crescer para expandir: Oportunidades de Negócio, Inovação e Internacionalização - Angola, Brasil e Cabo Verde”
Projeto Estágios 3I´S
Seminário "Portugal 2020 - Oportunidades e Desafios para as Empresas"
AIP e Union of Chambers and Commodity Exchanges of Turkey (TOBB) assinam protocolo
Projeto QI. Qualidade e Inovação
Projeto Archimedes
AIP integra EEN
“Fórum Empresarial Mercados e Financiamento"

2016

Sessões da EEN-Enterprise Europe Network em diversas regiões do país
Fórum Empresarial “Millennium”
Seminário “Emirados Árabes Unidos”
Workshops “Mercados de Oportunidades Guiné e África do Sul”
Seminário “Capitalização e Financiamento” das PME, com o IFD
Exposição sobre “Arte e Indústria” na AIP, com a WeArt
Workshops “Orçamento de Estado 2017”, com PWC
Missão da República Checa e visita do Presidente checo e do Presidente da Républica Portuguesa
Fórum do Financiamento, com 350 participantes 

2017

180º aniversário da Associação Industrial Portuguesa.

Junte-se a nós. Seja nosso associado já hoje.