Numa casa com quatro pessoas, o AQVA MORE pode poupar por ano 20 mil litros de água, porque ao abrir a torneira para o banho ela só sai quando estiver quente. Este equipamento de dois módulos foi inventado pela start-up portuguesa Aroundinspire e ficará disponível até final do primeiro semestre.

“Temos investimento para iniciar a tão aguardada produção industrial”, anuncia João Guerreiro, fundador e CEO da empresa, estimando “começar com 400 unidades por mês” e “arrancar com as vendas até ao final do primeiro semestre”.

O sistema para a eficiência hídrica dos edifícios AQVA MORE, criado pela tecnológica Aroundinspire, foi o vencedor dos “Prémios AQUA+Tecnologias de monitorização e controlo do uso da água: Rede TECH AQUA+”. 

A sessão de entrega dos Prémios Aqua+, organizada pela ADENE-Agência para a Energia com colaboração da Planetiers, decorreu no dia 22 de Outubro, no Altice Arena, durante o Planetiers World Gathering, evento de inovação sustentável. 

Apresentaram-se a concurso um total de 16 soluções nas áreas de edifícios residenciais, hotéis e outras infraestruturas turísticas, gestão urbana e interface entre os serviços de água e os utilizadores.

O primeiro lugar do pódio, que dá acesso à conceituada Rede Tech Aqua+, “é um reconhecimento público muito importante para gerar vendas”, sublinha João Guerreiro, CEO da Aroundinspire, empresa detentora da marca e da patente do sistema Aqva More, que poderá ser “adquirido online” já no primeiro semestre de 2021.


“Gaste menos, viva melhor”

“Simples, fácil de montar e sem necessidade de fazer obras em casa”, explica João Guerreiro, este sistema “acrescenta valor” às designadas “smart cities”, porque vai “contribuir para a eficiência hídrica das cidades, nas áreas residenciais e de serviços”. 

Poupar milhões de litros de água potável diminuindo o seu desperdício e protegendo o ambiente é uma missão para João Guerreiro e o seu Aqva More, que irá crescer de acordo com as necessidades de cada cliente. 

“Despertar as consciências para o bom uso da água e contribuir para o enriquecimento da sociedade é o grande objectivo”, releva João Guerreiro ao admitir que se sentirá realizado quando o felicitarem pelos ganhos obtidos em utilizar esta tecnologia que permite inclusive leituras dos gráficos de consumo.

“Ficarei satisfeito se conseguir criar emprego com o fabrico e venda do Aqva More”, confessa o empreendedor, resiliente  no objectivo que se propôs alcançar: “Será o reconhecimento de um trabalho de seis anos se, um dia, na rua, vierem ter comigo e me disserem que baixaram o seu consumo de água. Esse é que vai ser o meu ouro!”


Acerca do Associado

Associada da AIP desde 26 de Janeiro de 2018, a Aroundinspire Lda foi fundada em Julho de 2013 por João Guerreiro e tem sede no Taguspark, em Porto Salvo, Oeiras. 

Também vencedor do prémio Start Up Portugal Smart Cities Summit 2019, João Guerreiro vive em Lisboa e trabalhou durante duas décadas em televisão, como misturador de imagem e realizador em  programas de entretenimento. 

A preocupação pelo meio ambiente e o gosto pela eletrónica e automação industrial, levaram-no a criar o Aqva More, solução técnica que contribui para um novo paradigma no bom uso da água potável.