Promover o crescimento e internacionalização das PME através da interacção com grupos económicos já fortemente internacionalizados é o objectivo do projecto “PME Connect” que a AIP vai desenvolver. Para o efeito, as PME irão beneficiar de mentoria, criação de consórcios e integração nas cadeias de valor, através de processos colaborativos, bem como da resposta às necessidades de procura de cinco grupos fortemente internacionalizados, nos sectores da construção (Mota-Engil), retalho (Sonae), energia (EDP), turismo (Pestana) e defesa (Tekever). Integre o projecto: faça a pré-inscrição preenchendo este questionário.

Mais informações em financiamento@aip.pt ou 213 601 055.

Para estimular a internacionalização das PME são necessárias novas ferramentas, processos e modelos de internacionalização. As PME nacionais encontram vários desafios no caminho da sua internacionalização, muitos dos quais comuns. Grande parte destes desafios já foram enfrentados por grupos de maior dimensão. Quando falamos de internacionalização, as oportunidades de transferência de conhecimento, novos modelos de colaboração, e oportunidades estratégicas de negócio entre PME e grupos grandes já fortemente internacionalizados são enormes.

O projeto PME Connect consistirá na realização de cerca de cinco Activation Labs com a duração de aproximadamente três horas cada, onde os grupos nacionais fortemente internacionalizados irão partilhar a sua experiência, lições aprendidas e oportunidades para PME na cadeia de valor. Não obstante, a ambição deste projeto é desenvolver laços estratégicos práticos entre os grupos grandes e PME, com a possível realização de iniciativas concretas subsequentes de internacionalização conjunta.

Para este projeto contamos com alguns dos grupos grandes de maior destaque, dos quais já são confirmados a EDP (energia), Mota-Engil (construção), Tekever (defesa), Sonae (retalho) e Pestana (turismo). Mais além, contamos com a colaboração de: Universidade Católica de Lisboa, AICEP, IAPMEI, COTEC, Casa de América Latina e de um media partner.