À venda nas principais cadeias de supermercados do país, o novo pão resulta do projecto de um grupo de alunos da Escola Básica de Santana da Carnota (Agrupamento de Escolas de Damião de Goes), desenvolvido no âmbito do programa “Ateliers Empreender Criança AIP/Portugal Sou Eu” que a Câmara Municipal de Alenquer implementou em todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do concelho.

Inspirados na lenda de um cão que se chamava Alão e que terá dado origem ao nome Alenquer, os pequenos empreendedores desenharam um plano de negócios, no ano lectivo de 2015/2016, que contemplou todo o processo de fabrico do novo pão, em parceria com agricultores e a panificadora Europastry.

O Pão Alão, com a forma da cabeça de um cão, olhos e nariz de passas negras, foi apresentado publicamente no dia 16 de maio, no pavilhão da Associação Desportiva do Carregado, durante uma sessão informativa sobre o projecto que o originou e que contou com a presença de Jorge Amado, director-geral da Europastry, Pedro Folgado e Paulo Franco, presidente e vereador, respectivamente, da Câmara Municipal de Alenquer, da professora Cláudia Miranda, responsável pelos “Ateliers Empreender Criança com o Portugal Sou Eu” naquela escola, e da representante da AIP, Maria Vieira.

Participaram ainda no lançamento do “Pão Alão” alunos, encarregados de educação, familiares, professores, responsáveis da empresa Europastry e dirigentes da autarquia, os quais tiveram oportunidade de degustar este novo produto, de miga fechada e côdea fina com 500 gramas, criado a partir de ingredientes naturais e básicos como a farinha, a água, a levedura e o sal.

A iniciativa serviu ainda para apresentar a II Edição da Feira de Empreendedorismo, que decorre entre 16 e 23 de maio, no pavilhão da Associação Desportiva do Carregado, onde mais de 900 alunos do ensino básico do concelho expõem cerca de 80 projectos que desenvolveram ao longo do ano lectivo que está a terminar.

A autarquia de Alenquer implementou o programa “Ateliers Empreender Criança AIP/Portugal Sou Eu” no ano lectivo de 2014/2015, tendo começado com cerca de 70 alunos e meia dúzia de projectos apresentados na I Feira de Empreendedorismo, realizada no ano transacto.

“Além Vou”, um jogo com perguntas sobre a história de Alenquer, foi o primeiro produto lançado no mercado, nascido a partir um desses projectos criados pelos jovens empreendedores do concelho.

Galeria 
(clique nas imagens)