Oito associações empresariais (AIP -
Associação Industrial Portuguesa; AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa;
NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve; NERBE/AEBAL - Associação
Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral; NERC - Associação Empresarial da
Região de Coimbra; NERE - Núcleo Empresarial da Região de Évora - AE; NERPOR-
Núcleo Empresarial da Região de Portalegre - AE e NERSANT - Associação
Empresarial da Região de Santarém) representativas de milhares de empresas e
abrangendo uma ampla área geográfica, aceitaram o desafio de desenvolver uma
atuação conjunta, através da integração de ações de internacionalização que
terão como objetivo aumentar o número de empresas exportadoras, envolvendo 550
PME.
É a primeira vez que as associações
empresariais se propõem executar em co-promoção uma candidatura de apoio à
internacionalização. Após demoradas negociações, conseguiram articular mercados
e objetivos, indo assim ao encontro de uma das principais lacunas apontadas
pelo governo que é a falta de articulação das missões externas.
O envolvimento da AIP e das sete
associações empresariais (que têm ao longo dos anos desenvolvido as suas
próprias ações), num mesmo projeto e pela primeira vez, vai proporcionar às
empresas o acesso a um muito mais abrangente leque de oferta de mercados e de
oportunidades e aos co-promotores maiores sinergias, ganhos de escala e uma maior
eficiência na resposta às necessidades de internacionalização das PME.
Visando a diversificação de mercados
de exportação, a candidatura apresentada prevê que até Dezembro de 2019, sejam concretizadas
missões empresariais aos mercados de Argélia, Cabo Verde, Canadá, Colômbia,
Costa do Marfim, Emirados Árabes Unidos, Gana, Guiné Bissau, Japão, Marrocos,
Moçambique e Vietname. Os mercados europeus (Alemanha, França e Reino Unido) decorrem
da participação em feiras do cluster da aeronáutica, espaço e defesa, setores
cujo nivel de inovação e sofisticação justificam a presença em eventos de
excelência para a concretização de parcerias e de oportunidades para reforçar o
reconhecimento das empresas portuguesas, enquanto produtoras de bens e serviços
de elevada qualidade e diferenciação.
Com o objetivo de criar uma
plataforma de interacção empresarial e de geração de negócios as missões
externas serão complementadas com missões inversas de vinda de importadores
daqueles mercados que terão a oportunidade de aprofundar os contactos, realizar
encontros b2b e visitar as empresas e regiões.
No desenvolvimento das ações para os
mercados externos os co-promotores optimizarão o seu network internacional com entidades congéneres e com a AICEP de
modo a fortalecer a rede internacional de “facilitadores” para a entrada e
consolidação das empresas portuguesas nos mercados.
As atividades do projeto incluem,
ainda, momentos presenciais de capacitação para a internacionalização e de
conhecimento dos mercados, vetor fundamental para que os processos de
internacionalização das empresas sejam concretizados de forma mais sólida.
A nível nacional espera-se que o
impacto do projeto seja sentido no desenvolvimento da economia nacional e de
cada uma das regiões envolvidas contribuindo positivamente para o equilíbrio da
balança comercial.