Herdeiro dos destinos da Companhia União Fabril, grupo CUF, o maior conglomerado privado português do século XX, José Manuel de Mello (1927-2009), que o Expresso apelidou de “o empresário sem medo”, foi um empreendedor notável e de grande visão, para sempre ligado no imaginário nacional à Lisnave. A biografia “José Manuel de Mello – A Cultura da União”, livro da autoria de Miguel Figueira de Faria e edição da Bertrand Editora, foi apresentado no dia 28 de Junho, na Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa, pela Fundação Amélia de Mello.

 

José de Mello era filho de Manuel de Mello, que se casara com Amélia da Silva, a única filha do fundador da CUF, Alfredo da Silva.

 

Miguel Figueira de Faria traça o percurso e os marcos decisivos da vida deste grande industrial e banqueiro, desde a CUF ao Grupo José de Mello, de forma exaustiva e bem documentada.

 

A apresentação pública da biografia de José Manuel de Mello contou com as intervenções do empresário Pedro Ferraz da Costa, do investigador e docente universitário Rui Ramos, para além do autor do livro, Miguel Figueira de Faria, e do editor, Eduardo Boavida. Contou ainda com a participação de Vasco de Mello, presidente da Fundação Amélia de Mello e do Grupo José de Mello, que liderou a sessão, e de cerca de duas centenas de empresários e gestores.