A Início Transitários, Lda., empresa com sede em Matosinhos que se dedica sobretudo à exportação de mercadorias para os países de língua oficial portuguesa, está a elaborar propostas de abastecimento de outros produtos a Timor Leste além dos que já aprovisiona, na sequência de uma missão empresarial da AIP àquele país, realizada entre os dias 20 a 29 de abril.

Albertina Campos, fundadora e administradora da Início Transitários, fundada há 19 anos, qualifica como “muito positiva” a missão empresarial a Timor Leste.

“Obtive bons resultados, porque estava inserida na delegação da AIP, facto que me ajudou a abrir portas”, revelou a empresária ao sublinhar que esta iniciativa, a primeira do género que fez, “ultrapassou as expectativas”. “As próximas missões que vier a fazer será com a AIP”, acrescentou.

A necessidade de “conhecer novos destinos” e de “detetar novas oportunidades” levaram a empresária a participar nos workshops para a internacionalização realizados pela AIP. Mas também a “vontade de conhecer os seus clientes em Timor Leste”, bem como “diversificar a carteira”, com a entrada de outros.

“Timor tem ainda mais para oferecer”, sublinha Albertina Campos, apontando sobretudo o “produto português agroalimentar”.

A Início Transitários, que tem escritório nos portos de Lisboa e de Leixões, cria soluções de transporte no âmbito da logística marítima e aérea, à escala internacional.

É especializada em transporte Marítimo de contentores completos - Dry, Reefer e Equipamento Especial – FCL, Grupagem Marítima (Consolidação carga) - LCL, bem como em carga Convencional ou RO RO.

Na qualidade de membro da IATA Affiliate, detém acordos especiais com as principais companhias aéreas de forma a oferecer um serviço de qualidade e rápido.

Garante todas as formalidades aduaneiras, na origem, coordenando, sempre que necessário, as operações de receção e consolidação das mercadorias e bens, e organiza toda a documentação legalmente exigida para a exportação e para a importação.

Dispõe de escritórios, armazéns alfandegados e armazéns refrigerados para mercadoria com controlo de temperatura, em Leixões e Lisboa, assegurando assim o transporte nas principais rotas comerciais de Portugal para o mundo.

A missão empresarial a Timor Leste insere-se no projeto conjunto de internacionalização da AIP, Business Beyond Borders 2, cofinanciado no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), Programa Operacional Regional de Lisboa e do Programa Operacional Regional do Algarve, apoiado pelo FEDER.