Apresentação dos apoios para PME disponibilizados pela Enterprise Europe Network e pelo programa Erasmus para Jovens Empreendedores, foram o objetivo da sessão que a AIP, em conjunto com o Centro de Informação Europe Direct Oeste, promoveu no auditório da Câmara Municipal do Cadaval, no dia 7 de março.

Enquanto membro da Enterprise Europe Network, e no âmbito da sua atividade de apoio, a AIP oferece uma ampla gama de serviços para PME com potencial de crescimento.

Esta network atua em três grandes áreas: parcerias internacionais (negócio, tecnologia, investigação); informação estratégica sobre como cooperar na Europa (regulamentação comunitária, propriedade intelectual, iniciativas e programas financiados pela União Europeia) e serviços de apoio à inovação (gestão de inovação; programa Horizonte 2020).

Na qualidade de ponto de contacto nacional para o programa Erasmus para Jovens Empreendedores, a AIP promove a partilha de experiências e aquisição de novos conhecimentos entre jovens empreendedores e empresas europeias com experiência comprovada. Mais informações e apoio à candidatura: erasmus@aip.pt. Este projeto dá a oportunidade aos novos empreendedores, ou aos que pretendem sê-lo, de adquirirem conhecimentos para gerirem a sua empresa, junto de empreendedores experientes, num outro país participante no programa.

Tratando-se de um projeto transfronteiriço, o programa baseia-se fundamentalmente na troca de experiências entre New Entrepreneurs (NE), portugueses ou oriundos de outras partes da rede europeia e, Host Entrepreneurs (HE), isto é, empresas hospedeiras, portuguesas ou de outras partes da europa, que considerem interessante e enriquecedor receberem estes jovens empreendedores.

O programa Erasmus para Jovens Empreendedores apoia os empreendedores europeus que pretendam criar o seu próprio negócio a adquirir as competências necessárias para iniciar e/ou gerir com sucesso um pequeno negócio na Europa.

Ainda durante a sessão foi apresentado o testemunho de Sandra Almeida, da empresa Desidrata, que está a ser apoiada pela Enterprise Europe Network no desenvolvimento de parcerias internacionais e que considerou que o apoio da AIP tem contribuído para desenvolver diversos contactos internacionais, que se encontram ainda em fase de negociação, e que poderão possibilitar a validação do seu produto nos mercados externos.