Foram 30 as empresas nacionais que, com o apoio da AIP, participaram na Feira de Empresas de Bissau de 2018 que decorreu de 27 a 29 de novembro. A inauguração coube ao Presidente da República, José Mário Vaz, acompanhado pelo embaixador de Portugal, António José Alves de Carvalho. A liderar a delegação portuguesa esteve o vice-presidente da AIP, Jorge Pais, recentemente reeleito vice-presidente da Confederação Empresarial da CPLP.

As empresas portuguesas participantes representavam diversos setores de atividade, tendo em visto a exportação dos seus produtos: alimentares (açúcar, arroz, farinha, óleo), materiais de construção, janelas e portas em alumínio e PVC, atoalhados e outros artigos para o banho, artigos de moda e acessórios, estamparia e tinturaria de malhas, produtos para hotelaria, equipamentos para as indústrias de madeira e metalomecânica, equipamentos de automóveis, industriais e agrícolas, produtos de higiene e limpeza para as empresas e tintas e vernizes, armas de defesa, caça, recreio e desportivas, acessórios e instrumentos musicais e equipamentos de escritório.

Ao nível dos serviços, as empresas apresentaram as suas ofertas diferenciadoras de: serviços de limpeza de edifícios, administração de condomínios, actividades de apoio às artes do espetáculo; serviços de informática e telecomunicações, serviços de consultoria e formação.

Foram dois dias de intenso networking entre a delegação portuguesa e os potenciais compradores ou parceiros quer da Guiné Bissau quer dos mercados da região, que abriu novas perspetivas de investimento e possibilitou um maior conhecimento sobre o mercado da Guiné-Bissau e as suas necessidades de importação.   

A presença em feiras internacionais, organizada pela AIP, conta com o apoio do Compete 2020 - Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização, proporcionando às empresas um serviço chave-na-mão que inclui: presença no espaço de exposição; acompanhamento permanente pela AIP, passagem aérea e alojamento.