O KET4F-Gas é um projeto europeu cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um financiamento de 1.7 milhões de euros, coordenado pela  Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA), com 13 parceiros e 6 associados, de Portugal, Espanha, França e Emirados Árabes Unidos. Dada a relevância desta temática para as empresas nacionais, a AIP associou-se a esta iniciativa. O evento Internacional de lançamento de projeto KET4F-Gas terá lugar no próximo dia 11 de Junho, no Campus de Caparica. Aceda ao programa e ficha de inscrição.

O projeto KET4F-Gas tem como principal objetivo reduzir o impacto ambiental de gases fluorados através do desenvolvimento e implementação de Tecnologias Facilitadoras Essenciais.

No atual contexto de seca persistente das regiões do sudoeste europeu (área SUDOE), que sofrem cada vez mais eventos de incêndios dificilmente controláveis relacionados com períodos prolongados de seca e fortes ventos, a investigação sobre alternativas que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa é da mais alta prioridade.