ANÁLISE DE CONJUNTURA ECONÓMICA

Blog Thumb

MENSAL

julho 2018

Mantêm-se tendência de desaceleração da atividade económica. Ao nível do comércio internacional de bens, no período janeiro a maio, as exportações atingiram 24,4 mil milhões de euros (+6,2%) e as importações 30,2 mil milhões de euros (+6,3%).

Síntese Mensal - clique aqui

Indicadores Portugal - clique aqui

Indicadores Área Euro - clique aqui

Blog Thumb

TRIMESTRAL

1º TRIMESTRE 2018

Nesta edição, de assinalar o forte dinamismo do mercado do trabalho em Portugal, em contraste com a tendência de desaceleração da atividade económica.
Na vertente externa, de destacar a preocupação com o impacto negativo da introdução de medidas proteccionistas por parte dos EUA. 

Síntese Trimestral - Saiba mais

INQUÉRITO À ATIVIDADE EMPRESARIAL

Blog Thumb

IAE 2018

A AIP-CCI iniciou hoje, dia 16 de Maio,  a recolha das respostas ao já habitual Inquérito à Atividade Empresarial - IAE 2018.

Aceda aqui ao Inquérito

Blog Thumb

IAE 2017

Cerca de 53% das empresas tenciona realizar investimentos em 2017. E cerca de 78% das exportadoras preveem que em 2017 o valor das suas exportações seja superior ao do ano anterior (81% das empresas da “indústria”; 72% nas da “construção, comércio e serviços”). As principais fontes de financiamento do investimento apontadas foram o “autofinanciamento” (79%), o “crédito bancário” (44%) e o “leasing” (19%).
Estas são algumas das conclusões do Inquérito à Atividade Empresarial que a AIP lançou em maio, e que contou com as respostas de 738 empresas de todo o país.

ACEDA AO RELATÓRIO

A AIP-CCI realiza, anualmente, desde 1995, o Inquérito à Atividade Empresarial (IAE) com o objetivo de obter informação sobre vários aspetos relativos à atividade das empresas, apresentando os resultados por sector de atividade e por dimensão da empresa.



EDIÇÕES ANTERIORES

IAE 2016

ESTUDOS

Team Member
O Sistema Fiscal Português 2017

“O Sistema Fiscal Português 2017”, publicação da  AIP, com os principais elementos caracterizadores do sistema fiscal em Portugal e tendo por base a legislação fiscal mais relevante em vigor e publicada até 30 de Junho de 2017.

Consulte aqui o Estudo