Público-Alvo

Colaboradores e Responsáveis pelo Planeamento e Controlo de Gestão e áreas Industriais e de Produção. Profissionais com responsabilidades ao nível do Controlo Financeiro das Operações.

Objetivos

Conhecer os métodos e as ferramentas para a gestão eficaz dos recursos financeiros e de curto prazo; Dominar os métodos para previsão dos pagamentos e recebimentos com vista a evitar situações de rutura de tesouraria por falta ou ineficácia de previsão; Saber quantificar as necessidades financeiras e os recursos financeiros de exploração. 

Programa

• Situar o controlo de gestão entre os diversos sistemas de informação da empresa 

A contabilidade geral versus contabilidade analítica.O contributo da contabilidade de gestão na recolha e tratamento da Informação, O controlo orçamental versus controlo de gestão.

• Dominar a lógica do procedimento Orçamental

Etapas do procedimento orçamental; Definição de centros de responsabilidade orçamental; Orçamento de vendas e encargos de vendas; Orçamentos de exploração; Orçamento de tesouraria e o financeiro; Investimentos; Conta de resultados e balanço previsionais.

• Desenvolver instrumentos de acompanhamento e de controlo das realizações

O que acompanhar e como? Orçamentos? Produtos ou famílias de produtos? Negócios, atividades, processos? 

Custos, margens? Modelo de desvios nas áreas operativas; Controlo da atividade: noção de orçamento flexível;

Introduzir a análise de desvios: desvios de atividade, de custos e de eficácia; Propor as medidas corretivas.

• Aplicar uma metodologia pertinente de indicadores de gestão, como suporte à tomada de decisões

Avaliação e interpretação do Break Even Point, enquanto limiar da rentabilidade do produto ou do negócio; Importância da margem de segurança e do resultado marginal nas decisões de investimento; Abordagens aos sistemas de custeio  e a sua implicação na estrutura final dos custos; Estudo de caso: o risco da decisão, suportada por critérios inadequados  na repartição de custos; Abordagem aos centros de custo contabilísticos e ao ABC/ABM (Custeio Baseado nas Atividades),  por forma a analisar, controlar e reduzir custos.

• Promover uma estratégia de delegação e descentralização das responsabilidades de gestão

Centros de responsabilidade na ótica do controlo de gestão; Centros de custo: características e graus de delegação os centros de resultado e os centros de investimento; Avaliação de desempenho dos centros de responsabilidade.

Duração: 16 Horas

Valor de Inscrição: 150,00€

• FICHA DE INSCRIÇÃO