PÚBLICO-ALVO

Empresários, gestores de topo, diretores comerciais, profissionais das áreas de marketing e gestores de produto de todos os setores de atividade vocacionados para a exportação e internacionalização.

  • O ciclo formativo está construído de forma modular permitindo aos formandos selecionar os conteúdos por especialização e de acordo com aquelas que são as necessidades reais das suas funções.

    Empresa que participe no ciclo completo beneficiará de um desconto de 10%.


  • OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2017

    CENTRO DE FORMAÇÃO DA AIP | LISBOA

  • O ciclo formativo está construído de forma modular permitindo aos formandos selecionar os conteúdos por especialização e de acordo com aquelas que são as necessidades reais das suas funções.

    Empresa que participe no ciclo completo beneficiará de um desconto de 10%.

CICLO DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

I – AVALIAÇÃO DA OPORTUNIDADE DE INTERNACIONALIZAÇÃO

  12 e 13 Out/17 
280€ | 16 Horas

Objetivos
Dotar os formandos de técnicas de análise de mercado que suportem a tomada de decisão de expansão internacional da atividade de acordo com condicionantes internas da organização. 

II – FERRAMENTAS DE MARKETING INTERNACIONAL

 20 e 21 Out/17  
280€ | 16 Horas

Objetivos
Capacitar formandos para a construção e operacionalização de um plano de internacionalização na ótica da gestão de projeto, com especial enfoque no estabelecimento e mensuração de resultados.

III - PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS E MISSÕES EMPRESARIAIS

  28 Out/17  
150€ | 8 Horas

Objetivos
Assimilar quais as boas práticas na seleção e planeamento da participação em eventos internacionais.
Conhecer técnicas e metodologias de avaliação de resultados da participação.  

Programa
• Diagnóstico do modelo de negócio da empresa – Canvas Model
• Metodologias de recolha e análise de mercado e concorrência
• Diagnóstico do "potencial de Internacionalização"
• Modos de entrada em novos mercados: Vantagens e Desvantagens da exportação
• Gestão de risco de exportação  

Programa
• Plano de Internacionalização: introdução, estrutura e principais pontos a considerar
• Definição de objetivos e da estratégia (segmentação; posicionamento; B2B ou B2C?)
• Marketing-Mix em contexto internacional (o que devo manter e o que devo mudar?)
• Orçamento e controlo do plano  

Programa
• Seleção de feiras, eventos e missões empresariais
• Planeamento e preparação da participação
• Boas práticas na participação: antes, durante e depois
• Metodologias de avaliação de resultados 

IV - COMÉRCIO INTERNACIONAL, LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO

  2 e 3  Nov/17  
280€ | 16 Horas

Objetivos
Apreender principais conceitos e política de comércio internacional com impacto direto na atividade exportadora.
Obter um conhecimento transversal da cadeia de logística e transporte internacional, seus intervenientes e principais processos. 

V - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL

 10 Nov/17 
150€ | 8 Horas

Objetivos
Obtenção de conhecimento dos principais conceitos e sua aplicação nos processos administrativos da atividade operacional da exportação.  

VI - MÉTODOS DE PAGAMENTO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL

  24 Nov/17  
150€ | 8 Horas

Objetivos
Conhecer principais características dos meios de pagamento das operações de exportação de forma ao apoio da seleção e instrumentalização destes.
Identificar forma de financiamento de investimento em expansão internacional, disponíveis para empresas na arena nacional e internacional.  

Programa
• Comércio internacional: conceitos base e lógica das relações comerciais
• A logística na perspetiva dos negócios internacionais
• Principais agentes chave do processo dos processos de logística internacional
• Comparação dos modos de transporte disponíveis à escala internacional
• A gestão da logística nas atividades exportadoras 

Programa
• Documentação relevante da atividade exportadora
• Principais Incoterms ® e regras de aplicação
• Papel das regras Incoterms ® no contrato de compra e venda internacional
• Conceitos chave na análise Regimes aduaneiros
• Pauta Aduaneira 

Programa
• Meios e Métodos de pagamento internacional - Formas de liquidação direta
• Operações documentárias: produtos de trade finance:
    - Garantias bancárias internacionais
    - O Crédito Documentário: caraterização,  
      modalidades e intervenientes
    - A standby letter of credit
    - Seguros de crédito
• Instrumentos financeiros de apoio à internacionalização: Sistemas de Incentivos à Internacionalização e Financiamento Externo 

VII - ASPETOS JURÍDICO-LEGAIS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

 14 Dez/17  
150€ |  8 Horas

Objetivos 
Dotar os formandos de conhecimento quanto ao enquadramento legal da atividade exportadora no direito internacional.
Apreender o conceito de contrato internacional, sua aplicação e principais características da manutenção e controlo.  

VIII - REGISTO E PROTEÇÃO DOS PRODUTOS EMPRESARIAIS NOS MERCADOS INTERNACIONAIS

 15 Dez/17  
150€ | 8 Horas

Objetivos
Identificar e caracterizar meios de Propriedade industrial no mercado internacional em termos de amplitude e natureza da proteção e processo de registo.  

Programa
• Direito internacional das atividades comerciais
• O conceito do contrato Internacional e as suas características
• A importância dos contratos internacionais e tipos de contrato
• Modos de resolução das controvérsias emergentes dos contratos internacionais 

Programa
• Propriedade Industrial: conceitos e modalidade
• Modalidades de Registo de Marca: Nacional, Comunitário e Internacional
• Proteção de Design – Desenhos ou Modelos: O registo internacional de Desenhos ou Modelos e os Desenhos ou Modelos Comunitários e os registos diretos
• Sistema de Patentes: O pedido internacional de Patente, a Patente Europeia e os pedidos diretos 

LOCAL DA FORMAÇÃO 

Centro de Formação AIP  (Junqueira)
Praça das Indústrias, 1300-307 Lisboa 

CONTACTOS

copraiformacao@aip.pt
tel.: 213 601 175 | 213 601 081 

CONDIÇÕES ESPECIAIS

Desconto 10%
• Associado AIP
• 3 ou mais inscrições no mesmo módulo
• Frequência do ciclo completo (possibilidade de inscrição de diferentes formandos em função do módulo)
Condições não acumuláveis.