Objetivo: facultar informação e ferramentas práticas que acrescentem conhecimentos essenciais para a internacionalização das PME, analisando as suas necessidades, processos e riscos associados e apoiando-as na definição das suas estratégias de expansão. Com uma participação de mais de 200 empresários na primeira fase do ciclo de workshops Aprender a Exportar, a parceria da AIP com a Nova School of Business & Economics, que já decorreu em Lisboa, Torres Vedras e Évora, avança agora para outras regiões do país. De setembro a dezembro, LouléPortalegreCastelo BrancoBejaCoimbra e Santarém acolhem o evento. Serão abordados os seguintes temas: Porquê internacionalizar? Diagnóstico para a internacionalização. Análise e escolha de mercados. Estratégias de entrada no mercado internacional. Gestão de aspetos jurídico-financeiros. Financiamento. Logística e transporte. Marketing e vendas. Conheça o calendário de realização.

As sessões em sala serão espaços privilegiados de acesso a informação temática e, em simultâneo, espaços para troca de experiências e interações entre as empresas participantes e oradores convidados; análise de casos de sucesso, preferencialmente de outras PME que já atuam no mercado global e que podem testemunhar o percurso realizado. Nestas sessões, serão ainda apresentadas e utilizadas ferramentas digitais concebidas sobre os temas, que permitirão a aplicação prática dos mesmos em ambiente laboral.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito do projeto conjunto de internacionalização NEGÓCIOS NO MUNDO, implementado por oito associações empresariais: AIP, AEBB-Castelo Branco, NERA – Faro, NERBE/AEBAL – Beja, NERC – Coimbra, NERE – Évora, NERPOR – Portalegre e NERSANT – Santarém e cofinanciado pelo Portugal 2020. 

Aceda ao Programa

Ficha de Inscrição